A reestruturação e melhorias do Porto de Natal foram tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), na tarde desta terça-feira (11). O diretor 2º secretário da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Etelvino Patrício, defendeu que o investimento em melhorias na infraestrutura do equipamento é fundamental para garantir a competitividade do estado.
“A FIERN tem feito um trabalho muito forte para viabilizar o transporte de cargas no Porto de Natal, porque entendemos que precisamos de um equipamento para escoar o que é produzido no nosso estado, o que hoje acontece por estados vizinhos”, ressalta Patrício.
Ele citou o estudo realizado pelo Observatório da Indústria Mais RN que constatou que apenas 15% da produção potiguar é transportada pelo Porto de Natal. “Temos viabilidade econômica para o porto porque temos produtos para serem transportados e empresas interessadas em operar no equipamento”, afirma Patrício. “Mas são precisos investimentos em melhorias na infraestrutura, como a dragagem do Rio Potengi e a instalação de defensas na Ponte Newton Navarro”, comenta.
Realizada no auditório da ALRN, com presença de representantes do empresariado, dos trabalhadores portuários e do Poder Público potiguar, a audiência foi proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes, na intenção de reunir órgãos e instituições representativas em torno do assunto. O parlamentar defende a expansão e modernização do equipamento.
“O Porto de Natal é uma importante infraestrutura portuária do nosso Estado que desempenha papel fundamental no transporte marítimo de carga e passageiros e que poderia contribuir ainda mais para a economia local. É diante disso que propomos esse debate para cobrar que sua reestruturação saia dos discursos e do papel e que se promova melhorias na infraestrutura, aumento da capacidade de carga, modernização dos equipamentos e implementação de tecnologias para tornar as operações mais eficientes para beneficiar o comércio local e a economia regional”, explica Ubaldo.
“A localização estratégica deste terminal na costa nordeste do Brasil o torna uma porta de entrada importante para mercados internacionais, facilitando o comércio exterior e impulsionando a economia da região. Precisamos potencializar tudo isso”, acrescenta Ubaldo.
O diretor-presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Nino Ubarana, falou sobre as ações da atual diretoria da Codern. “Estamos trabalhando incansavelmente para viabilizar e trazer investimentos para o Porto de Natal”, disse.
Ubarana também enalteceu o trabalho da FIERN em buscar a viabilização do transporte de cargas no porto. “Na reunião anual com a bancada federal, a FIERN mostrou a necessidade de destinar recursos para investimentos na infraestrutura do equipamento, o que demonstra a relevância desse tema para o setor produtivo do nosso estado”, completa o diretor da Codern.
Já o presidente do Sindicato dos Estivadores de Natal, Silvio Barros, relatou as dificuldades da categoria com a baixa movimentação no terminal. “Atualmente enfrentamos tempos de escassez. Não é de hoje que o Porto de Natal precisa de investimentos e trazemos, mais uma vez, essa necessidade às autoridades, para que assim possamos voltar a dias de produtividades com importações, exportações e transporte de cabotagem”, declara.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud