Presidentes de sindicatos associados e diretores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) se reuniram na Casa da Indústria para discutir os resultados e metas do projeto de Meritocracia Sindical, idealizado pelo presidente Roberto Serquiz. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (16) e contou ainda com apresentação da coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado, Ana Adalgisa Dias.
Dias destacou os principais tópicos na defesa dos interesses da indústria pela FIERN, como o desenvolvimento do Polo Boneleiro em Serra Negra do Norte, a atualização da Lei Ambiental 272/2004 e a construção do Polo Moveleiro. Também foram mencionados projetos já alcançados, como a contribuição para a regulamentação das Parcerias Público-Privadas nos âmbitos municipal e estadual.
Roberto Serquiz ressaltou ainda o papel da FIERN na defesa dos interesses da indústria potiguar para o fortalecimento da economia, como também detalhou as ações realizadas pelos sindicatos dentro do projeto de meritocracia. “Estamos detalhando para vocês o nosso trabalho na defesa dos interesses da indústria. Nós estamos buscando caminhos para o avanço e tudo isso tem sido feito em prol da competitividade”, destacou Serquiz.
Conforme dados apresentados por Ana Adalgisa, compilados pelo Observatório da Indústria MAIS RN, nos últimos seis meses o projeto de Meritocracia gerou 310 atividades realizadas pelos sindicatos associados. A iniciativa envolveu 28 sindicatos em ações diversas, fortalecendo o associativismo.
Ela comenta que o projeto foi bem recebido pelos presidentes. “[A receptividade] mostra o sucesso do projeto e principalmente que todos querem não ser os grandes vencedores do ano, mas querem principalmente aumentar a representatividade e usar cada vez mais os serviços da federação”, disse.
O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) foi o associado destaque da reunião, com o maior número de atividades desenvolvidas no período. O presidente do sindicato, Ivanaldo Maia, agradeceu o apoio da Federação e destacou o esforço de Serquiz para o crescimento e competitividade do RN.
“Graças ao projeto meritocracia pudemos realizar várias ações, pois é uma iniciativa que nos estimula a trabalhar em prol do associativismo, do fortalecimento da indústria e do nosso sindicato. Eu estou muito satisfeito e eu acho que também os meus associados estão satisfeitos”, disse Maia.
Ao fim da reunião, Roberto Serquiz ouviu e parabenizou os presidentes associados pelas ações realizadas nos últimos meses. “Parabenizo a todos que estão aqui para fortalecer a indústria. Estamos aqui a disposição de todos vocês”, concluiu.
Meritocracia Sindical
Nos últimos seis meses, o projeto de Meritocracia Sindical contabilizou atividades desenvolvidas pelos sindicatos, tais como:
Participações em comissões temáticas;
Participações em eventos que promovam defesa da indústria;
Realizações de reuniões periódicas do sindicato;
Realizações de Mídia Digital;
Aumento da Base Sindical;
Uso dos serviços das casas do Sistema FIERN – SESI, SENAI e IEL.
A iniciativa da gestão do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, incentiva a agregação de valor e a busca por novos associados para sindicatos filiados ao Sistema FIERN. “Parabenizo a todos que estão aqui para fortalecer a indústria. Estamos aqui à disposição de todos vocês”, disse Serquiz.