A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio do Observatório da Indústria MAIS RN, recebeu nesta terça-feira (19), a Comissão de Transição da Prefeitura do Natal. O encontro, realizado na Casa da Indústria, teve como objetivo apresentar para a gestão municipal – envolvendo representantes de pastas como Planejamento, Finanças, Administração e Previdência -, o trabalho do Observatório com a sistematização de indicadores e dados socioeconômicos relevantes.
A Comissão de Transição, que está elaborando um relatório final a ser entregue em janeiro ao prefeito eleito Paulinho Freire, foi recebida por Pedro Albuquerque, assessor técnico do Observatório. Durante a reunião, Albuquerque destacou a importância de decisões baseadas em dados para compreender a realidade socioeconômica de Natal. Segundo ele, “o Observatório tem o compromisso de oferecer informações que auxiliem na análise de políticas públicas e na implementação de novas ações”.
A coordenadora da Comissão e vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, reforçou a relevância da aproximação com a FIERN para aproveitar a qualidade dos dados produzidos pela instituição, inclusive com a possibilidade de personalizar estudos para necessidades específicas. “Sabemos a qualidade que a FIERN tem de produzir essas informações, inclusive sabendo que podemos encomendar uma informação específica, e isso que vai ajudar na avaliação das políticas públicas, na implementação de novas ações”, destaca.
Pedro Albuquerque apresentou números socioeconômicos que evidenciam a relevância de Natal para a economia do estado. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade alcançou R$ 24 bilhões, representando 30,2% do PIB do Rio Grande do Norte.
O setor de serviços e comércio domina a economia local, com 64% de participação, seguido pela indústria, que corresponde a 17%. No estado como um todo, 98% das indústrias são micro e pequenas empresas.
A FIERN também reforçou seu compromisso com o crescimento da economia potiguar. Segundo Albuquerque, “o interesse do presidente Roberto Serquiz é apoiar projetos que promovam o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”
Entre os temas abordados, chamou atenção a necessidade de investimentos no Distrito Industrial de Natal e a importância de dados para a tomada de decisões estratégicas nas indústrias.
MAIS RN
O Observatório já assinou 17 acordos de cooperação técnica (ACT) com diversas instituições para ampliar a base de dados e facilitar a troca de informações. Entre os projetos apresentados, destacaram-se estudos como o Cluster Natal em Economia do Mar, o Mapa das Energias Renováveis e análises em parceria com a Zurich Airport Brasil sobre transporte de cargas. Atualmente, o núcleo conta com aproximadamente 30 painéis de BI e acompanha 200 indicadores estratégicos.
O MAIS RN, que integra o Observatório Nacional da Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atua como uma ferramenta para inteligência competitiva, subsidiando empresas e instituições na análise de dados e no planejamento de ações de longo prazo.