FIERN amplia representatividade com aumento de indústrias associadas aos sindicatos

9/01/2025   17h20

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) agregou 62 novas empresas à base de associados no ano de 2024. O projeto Meritocracia Sindical, que assegura os meios para o fortalecimento dos 30 sindicatos filiados à FIERN, ajudou nesse crescimento.

 

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, que é responsável pela execução do projeto, comenta que a iniciativa impulsionou a atuação de diversos sindicatos. “Alguns sindicatos aumentaram suas bases de associados em 25% em apenas um ano do Meritocracia Sindical e elevaram o valor dessa meta para o próximo ano, então temos um resultado significativo. Essas novas empresas associadas chegam justamente pela estrutura que o sindicato está proporcionando”, destaca.

 

 

O projeto, implementado a partir da estruturação da Unidade de Desenvolvimento Industrial na gestão do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, está garantindo o apoio aos sindicatos por intermédio de equipe técnica com executivos qualificados, espaço físico moderno e recursos financeiros para a execução de ações na defesa dos legítimos interesses dos setores industriais.

 

“Os sindicatos ainda contam com suporte para a promoção e a realização de eventos, a capacitação e a qualificação de industriais e seus colaboradores, acesso aos serviços do Sistema FIERN, consultorias, assessoramentos e outras iniciativas que propiciem avanços no associativismo e na competitividade desses setores”, ressalta Ana Adalgisa.

 

Em dezembro de 2024, a FIERN agraciou seis sindicatos que se destacaram no Meritocracia Sindical tendo as melhores pontuações: SINDIPAN-RN, SIMETAL-RN, SINDUSCON Mossoró, SINDUSCON-RN, SINDICER-RN e SINDRECICLA-RN.

 

 

“O principal diferencial do programa de Meritocracia Sindical da FIERN é: quanto mais o sindicato faz ou conquista em prol do associativismo, mais assegura em recursos para novas iniciativas. Isso em um sistema de bonificação com critérios definidos”, completa a coordenadora executiva.

 

Outro movimento fundado pelo presidente Roberto Serquiz, em 2024, e que atraiu novos associados foi a FIERN Jovem. A iniciativa busca formar líderes para indústria, para a sociedade e para o desenvolvimento econômico do RN, através do associativismo e do empreendedorismo, visando a criação e manutenção de empresas lideradas por jovens industriais.

 

Também com o apoio da Unidade e Desenvolvimento Industrial, a FIERN Jovem proporciona aos jovens empresários um ambiente de compartilhamento de experiências, capacitação empresarial e networking, central de negócios, associativismo, conexões, ações sociais, rodada de negócios. Sob a presidência do industrial Djalma Júnior, a FIERN Jovem conta com 40 empresas fundadoras e receberá novos membros por meio de processo seletivo em 2025.

 

“A perspectiva da unidade é sempre o desenvolvimento industrial, o protagonismo dos sindicatos e suas lideranças, com a meta de ampliação da base sindical”, completa Ana Adalgisa.