Após concluir a graduação em Design de Moda, a potiguar Isadora Fernandes sentiu que precisava de algo a mais para agregar à sua visão profissional. Foi quando ela procurou, ainda em 2023, o curso de Pesquisa e Planejamento de Coleções do SENAI-RN. Na última semana, ela esteve em São Paulo para colher importantes frutos dessa decisão, em uma imersão de uma semana com o renomado estilista Alexandre Herchcovitch.
Isadora foi uma das 15 alunas do curso a participar da 4ª edição do projeto Natal Pensando Moda, realizado pelo SEBRAE em parceria com o SENAI Moda para fomentar negócios do segmento de moda e da cadeia têxtil do estado, com apoio no processo criativo de uma coleção temática. Na noite do desfile de encerramento do projeto, realizado no Museu da Rampa, em Natal, a jovem estilista foi sorteada para aproveitar a vivência imersiva pré-desfile de sete dias na capital paulista, proporcionada pelo SENAI-RN.
“O sentimento é de que virou uma chave. Eu já sabia que o mercado de moda em São Paulo tinha mais oportunidades do que o de Natal, mas até chegar aqui não fazia ideia da imensidão”, comenta Isadora. “Com essa experiência consigo enxergar um horizonte muito mais amplo de oportunidades de crescimento na minha profissão”, acrescenta.
Aos 25 anos, Isadora cursa a pós-graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza e trabalha como assistente de estilo na indústria Guararapes, na capital potiguar, e vê a experiência junto a Herchcovitch como um divisor de águas.
“Sinto-me muito privilegiada por poder conhecer os processos de um ateliê sob medida de um estilista renomado como Alexandre. É totalmente diferente do que eu estou habituada no fast-fashion”, afirma. “Ver de perto um pouco do acervo dele, entender o tempo e a atenção que uma peça precisa, a perfeição dos detalhes e acabamentos é realmente um aprendizado que nenhuma faculdade poderia me dar”, conta.
A estilista e instrutora do SENAI Moda, Jéssica Cerejeira, expressa a felicidade e o orgulho de ver a ex-aluna embarcar em uma experiência única. “Estou extremamente feliz e orgulhosa por Isadora Fernandes, que retornou de uma experiência única ao lado do renomado estilista Alexandre Herchcovitch, em São Paulo. Esta oportunidade, proporcionada pelo sorteio durante as mentorias do Natal Pensando Moda, permitiu que ela colaborasse nos preparativos do último desfile de Herchcovitch e absorvesse conhecimentos valiosos diretamente de um ícone da moda brasileira”.
“A vivência superou nossas expectativas e comprovou a importância da missão do SENAI Moda: não apenas ensinar teoria, mas também proporcionar experiências práticas e conexões significativas com profissionais de destaque no setor. Estamos confiantes de que esta vivência foi um marco inesquecível em sua jornada profissional, e já podemos ver como ela cresceu e se desenvolveu após esta experiência enriquecedora”, acrescenta a instrutora do SENAI Moda
Moda e autoestima
Quando começou a praticar musculação, Isadora não sentia motivação de seguir com a prática. Como incentivo, sua mãe passou a presenteá-la com roupas para ir à academia. “À medida que as semanas foram passando, comecei a gostar do que enxergava no espelho. Foi então que entendi que a minha maior motivação era o sentimento que as roupas despertavam em mim”, relata.
“Ficava ansiosa e motivada para o dia seguinte, pensando na roupa que usaria. A partir disso a moda transformou minha vida e percebi que queria transformar as vidas de outras mulheres através das roupas”, continua Isadora. “Minha missão é retomar ou fazer a manutenção da confiança e autoestima delas”, completa.
Ainda no início da carreira, a jovem quer experimentar modelos distintos de produção e de desenho da moda. “O tempo vai me ajudar a moldar qual caminho devo seguir, mas sei que quero continuar pesquisando, estudando, aplicando e vivendo esse mundo caótico da moda”, conclui Isadora.
Texto: Guilherme Arnaud
Fotos: Cedidas