O papel das lideranças, a evolução de processos corporativos e a troca de experiências entre as equipes permearam a imersão dos Gestores do Sistema FIERN, que a partir deste ano passou a ser denominada de ‘Evoluir – Transformando Gestores em Líderes’. Conduzido pelo presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, o encontro reuniu a diretoria executiva e gestores de diversas áreas da FIERN, SESI, SENAI, IEL, para avaliar avanços e alinhar diretrizes para os próximos anos das instituições.
O presidente da FIERN abriu o encontro, realizado no último sábado (5), fazendo uma análise do primeiro um ano e meio de gestão, com ajustes e aprimoramentos em áreas estratégicas do Sistema FIERN para a padronização de procedimentos, traçando ações para as entidades. Ele pontuou obras estruturais de construção e ampliação de instalações entregues e em andamento, neste período, além de avanços na defesa da Indústria, como a elaboração da minuta da Política Industrial do RN; a proposta de modernização da Lei Ambiental n.° 272; o apontamento de melhorias necessárias ao Porto de Natal, entre outros pontos.
“Na nossa imersão, fizemos uma avaliação do que avançamos e no que podemos evoluir. Tivemos uma palestra importante e de prevenção aos gestores sobre riscos psicossociais, apresentamos a digitalização dos processos financeiros da FIERN e IEL que, agora, segue ao SESI e SENAI; e atualizações das instruções normativas para padronizar sete procedimentos operacionais. E elegemos prioridades para seguir alcançando nossos objetivos cumprindo, rigorosamente, o planejamento realizado”, analisou o presidente da FIERN.
O papel do líder na proteção às pessoas no ambiente de trabalho foi tema de palestra ministrada por Mariana de Siqueira, doutora em Direito, professora do Curso de Direito da UFRN e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, que abordou responsabilidades ética e jurídica de líderes e empresas relacionadas à inclusão de fatores de riscos psicossociais a partir da atualização da NR1 e ao assédio e suas formas – capacitismo, racismo, etarismo, machismo, misoginia e Lgbtfobia.
O diretor 2º tesoureiro da FIERN, Djalma Júnior, e o consultor do IEL-RN, Leonardo Aguiar, apresentaram a modernização e digitalização dos processos financeiros corporativos da Federação e do Instituto Euvaldo Lodi e que, numa segunda fase, abrangerá também o SESI e o SENAI. “A pedido do presidente Roberto, o diretor José Nóbrega e eu passamos a construir, junto com o presidente e os gestores do Corporativo da Casa da Indústria e do IEL, contando com a consultoria de Leo Aguiar da Redde, um trabalho minucioso de levantamento de necessidade de automação e conseguimos progredir nesse processo para dar maior celeridade, transparência e precisão ao fluxo de processos e que passará a ser feito também junto as demais casas”, ressaltou o diretor.
Coube ao superintendente Jurídico Corporativo, Klebet Cavalcanti, ao superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, e à coordenadora executiva de Serviços Corporativos, Janaíze Revoredo, a apresentação do projeto de padronização de instruções normativas, que passa por revisão e elaboração de normas e procedimentos que regem as atividades do Sistema FIERN. De uma forma dinâmica, a exposição trouxe uma gameficação que levou os gestores a interagirem e contribuírem com o processo, premiando três deles com o maior número de acertos no jogo.
Durante toda tarde, divididos em grupos e subgrupos por afinidade de procedimentos comuns às áreas, os líderes trabalharam na elaboração e revisão de procedimentos e normativos da cultura organizacional, estabelecendo estratégias e prioridades de gestão que precisam estar alinhados e estabelecidos de forma institucional. As atividades foram coordenadas pelo consultor do IEL-RN, Leonardo Aguiar, que destacou a importância do “engajamento ativo dos gestores para elencar pontos comuns aos diversos setores que precisam ser pensados e contar com o compromisso de todos do que será feito para otimização dos processos”.
O fechamento contou com uma palavra de avaliação e motivação do presidente da FIERN. “Agradeço a cada um de vocês, gestores, que demonstram com o trabalho a valorização da Federação e do sistema. Preciso do comprometimento para seguir fortalecendo esta instituição respeitada a qual temos a missão de deixá-la cada vez mais evidenciada. Avançamos neste um ano e meio e precisamos evoluir, cada vez mais”, frisou Roberto Serquiz.