A Escola SESI Referência São Gonçalo do Amarante vai receber, na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, e no sábado, 15, vinte e quatro equipes formadas de alunos que disputarão a seletiva regional da temporada de 2024/2025 do Torneio de Robótica. O evento desafia estudantes a demonstrarem habilidades em tecnologia, inovação e trabalho em equipe. Trata-se do 10º Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge FLL, promovido pelo SESI, no Rio Grande do Norte. A programação, nos dois dias, é aberta ao público, com entrada gratuita. No dia 14, o Torneio será das 9h às 18h e no dia 15, das 8h às 12h.
Nesses dois dias, a Escola vai sediar a classificatória com equipes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso. As equipes potiguares são formadas por alunos das Escolas SESI São Gonçalo, Mossoró, Macau, além de estudantes que frequentam as SESITECs e de escolas públicas e privadas do Estado. Há também jovens que se unem por iniciativa própria para participarem do torneio, as chamadas “equipes de garagem”.
Os competidores terão a missão de projetar e construir robôs — nas modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Challenge (FRC) — que desempenham determinadas missões. Na modalidade F1 in Schools, criam réplicas em miniatura de carros de corrida. As equipes estão em busca de vagas para a etapa nacional, o Festival Sesi de Educação, previsto para acontecer de 12 a 15 de março de 2025, em Brasília. Nesta edição, a temporada de robótica definiu como tema dos desafios os oceanos.
A temporada 2024-2025 da robótica, iniciou-se em meio à Década do Oceano, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e convidou os alunos a inovarem para um mundo melhor com oceanos saudáveis. Essa iniciativa, além de promover a conscientização da nova geração, é uma oportunidade para discutir a respeito dos problemas ambientais enfrentados pelos oceanos.
“Temos mais uma temporada com descobertas, aventuras e inovação para os alunos. O Torneio de Robótica estimula, assim, a criatividade, o interesse pela ciência, pela tecnologia, que são conhecimentos relacionados com a indústria 4.0. Tudo isso, em um ambiente com muita motivação e entusiasmo”, afirma a coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine da Luz Medina.
O gerente da Escola de São Gonçalo, Anderso Vieirtn, explica que são treze etapas regionais, classificatórias para a nacional, que será em março, em São Paulo.
As competições são realizadas no Brasil pelo SESI, em parceria com a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST®) e a Fórmula 1. Ao longo da temporada, crianças e jovens são desafiados a projetar e construir robôs de pequeno, médio e grande porte, além de réplicas em miniaturas de carros de corrida.