O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) está na disputa da seletiva do mundial WorldSkills 2023, principal competição de educação profissional do mundo. Iniciada em 18 de setembro, a seletiva segue até 27 de outubro, com 33 ocupações, 243 equipes inscritas e um total de 274 competidores.
A delegação do SENAI-RN está distribuída nas cidades de São Paulo, Diadema e Osasco, para competir nas ocupações de Tecnologias da Moda, Refrigeração, Soldagem e Construção de Estruturas Metálicas. As seletivas nessas ocupações iniciaram na segunda-feira (16) e seguem até esta quinta (19).
Compõem a equipe potiguar Layne de Souza, representando o Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta (CETCM), na ocupação de Tecnologia da Moda; Renarson Lima em Construção de Estruturas Metálicas e Jilmar Augusto Júnior em Soldagem, representando o Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB); e Carlos Santos, na ocupação de Refrigeração, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).
O SENAI-RN também conta com a participação de Ewerson Emanoel, Max de Morais, Luiz Arquilino Neto e Leonardo Sabino, entre os 252 avaliadores da seletiva. Além disso, a gerente da unidade de Educação e Tecnologia, Simone Oliveira, está como delegada técnica e júri presidente na ocupação de Construção de Estruturas Metálicas.
“Nossa expectativa é muito positiva”, avalia Simone. “Os competidores foram muito bem treinados e acompanhados por avaliadores extremamente competentes e dedicados”, destaca.
Os vencedores da seletiva garantem vaga para a etapa mundial. Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição do mundial deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países. Um desses países é o Brasil, que figura entre os cinco melhores do mundo desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição.
Novas ocupações projetam futuro do trabalho
Com o objetivo de desafiar os estudantes a reproduzirem com excelência tarefas complexas das profissões técnicas, a WorldSkills evolui junto com as tecnologias que estão transformando o mercado de trabalho. Assim, novas ocupações começam a ser disputadas no mundial.
Kazan, que sediou a última edição, de 2019, teve 56 ocupações. Para Lyon, serão 60. As novidades são Manufatura Aditiva, Construção Digital, Tecnologia em Design Industrial, Indústria 4.0, Integração de Sistemas Robóticos, Desenvolvimento de aplicativos móveis, Tecnologia Optoeletrônica, Tecnologia de veículos ferroviários e Energias renováveis.