A equipe BATTECH da modalidade de robótica FIRST Tech Challenge (FTC) da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, brilhou na competição Off-Season Mato Grosso 2024 levando para casa dois importantes prêmios: Aliança Vencedora e Inovação. A competição reuniu diversas equipes de todo o Brasil, desafiando os participantes a mostrarem suas habilidades em robótica e resolução de problemas.
Liderada pela capitã Natália Ellen e composta por Gustavo Alves (engenheiro), Alexandro Gabriel (gerente de recursos), Arthur Breno (programador), Leonardo Marques (cadista) e Guilherme Massani (social media), os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio se destacaram por sua performance nas provas e pela criatividade na solução dos desafios propostos da temporada.
Sob a orientação dos técnicos Josinaldo Araújo e Dimas Alves, a equipe garantiu o prêmio de Aliança Vencedora, que reconhece a equipe que melhor executou as tarefas do robô durante as partidas. Além disso, os alunos venceram e conquistaram o reconhecimento com o prêmio de Inovação, uma honraria concedida à equipe que se destacou por utilizar abordagens criativas e originais para superar os desafios.
De acordo com a gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, a vitória na off-season fortalece ainda mais o compromisso da SESI Escola São Gonçalo do Amarante em preparar seus alunos para os desafios do futuro. “A SESI Escola São Gonçalo do Amarante é uma instituição de ensino reconhecida por sua excelência acadêmica e por incentivar o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais em seus alunos”, destaca.
As conquistas da BATTECH em Cuiabá são resultado do intenso trabalho em equipe, dedicação e inovação, valores que são fortemente incentivados pela SESI Escola São Gonçalo do Amarante.
De acordo com o técnico Josinaldo Araújo, a “robótica educacional atua como uma ferramenta pedagógica capaz de desenvolver habilidades importantes para o século XXI, como a criatividade, pensamento computacional, trabalho em equipe e capacidade de resolver problemas do mundo real”.
Através de programas como o FTC, a escola oferece oportunidades para que seus estudantes explorem o mundo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM), preparando-os para as demandas do mercado de trabalho. “Os alunos competidores têm a oportunidade de colocar em prática todos os conceitos STEAM trabalhados em sala de aula”, completa o técnico.
Programa FIRST Tech Challenge
O programa FIRST® Tech Challenge (FTC) é muito mais do que construir robôs. As equipes, formadas por de 3 a 15 estudantes a partir do 8º ano até o Ensino Médio, são desafiadas a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança.
Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android, e podem ser codificados a partir de uma variedade de níveis de programação baseada em Java.
Além de construir e projetar robôs, as equipes arrecadam fundos, projetam e comercializam a marca de sua equipe e fazem divulgação na comunidade para ganhar prêmios. Os participantes podem se inscrever em bolsas de estudo universitárias de mais de US$ 80 milhões.
O FTC contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional.
Com informações da Agência de Notícias da Indústria