Imagem do Logotipo da CNI   Imagem do Logotipo da FIERN   Imagem do Logotipo do SESI   Imagem do Logotipo do SENAI   Imagem do Logotipo do IEL

PERFIL RN

Ensino Técnico

Entre 2005 e 2012, houve uma importante expansão das matrículas em educação profissional. No Rio Grande do Norte, o avanço foi de 189%, alcançando um total de 12.924, com ênfase para áreas de “Ambiente, Saúde e Segurança”, “Controle e Processos Industriais” e “Informação e Comunicação”, entre outros.

 

Com esse crescimento, o Rio Grande do Norte se posiciona em segundo lugar do Nordeste em proporção de matrículas no ensino profissional e em 13º entre os Estados brasileiros, atrás apenas três pontos percentuais da média nacional.

 

Matrículas do Ensino Profissional no Total de Matrículas (Médio e Profissional) – % – 2012

 

O Rio Grande do Norte conta com diversos equipamentos de capacitação profissional. O Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como principal polo o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT), um centro de formação e de produção de projetos tecnológicos e digitais, onde são ministrados cursos de hardware e software, redes, eletrônica e automação industrial.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está em 13 municípios potiguares e é uma instituição que oferece educação tecnológica e profissional por meio de cursos de formação inicial (tecnólogo e licenciatura). Além disso, o IFRN visa estimular a geração de emprego, o empreendedorismo e a pesquisa científica. São oferecidos cursos técnicos em áreas como alimentos, zootecnia, petróleo e gás, biocombustíveis, mineração, informática, mecânica, eletrotécnica, vestuário, turismo, entre outros.

 

Além do IMD e do IFRN, o Rio Grande do Norte conta ainda com alguns outros recursos para a capacitação profissional. O Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renovável (CTGAS-ER) é um centro de pesquisas criado pela Petrobrás, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para capacitar profissionais para o setor de energias renováveis, diagnosticando suas principais necessidades e oferecendo suporte técnico e tecnológico.

 

Na formação profissional básica, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC) viabiliza, por iniciativa do SENAI, cursos para a especialização de mão-de-obra no Rio Grande do Norte. Os cursos se dividem em diversas áreas, principalmente para indústria e serviços, são orientados para o mercado de trabalho e são ministrados nos escritórios do SENAI e nas 50 unidades móveis nos municípios não contemplados com escritórios próprios.

 

Além disso, o SENAI de Mossoró mantém o Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, que tem como objetivo capacitar mão de obra industrial para o oeste do Estado.