A energia eólica tem ganhado cada vez mais destaque como uma das principais fontes de energia renovável do mundo. Com o crescente interesse na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável, a gestão estratégica para energia eólica se tornou uma habilidade crucial para profissionais e empresas do setor. O curso foi projetado para atender à crescente demanda por profissionais capacitados a enfrentar os desafios complexos da indústria eólica. Ao longo do programa, os participantes explorarão as nuances e particularidades do mercado de energia eólica, adquirindo conhecimentos necessários para tomada de decisões estratégicas informadas em projetos de energia eólica.
Neste curso inovador sobre Gestão Avançada para Energia Eólica, mergulharemos nas complexidades do setor eólico, explorando as oportunidades e desafios associados à geração e utilização dessa fonte de energia limpa. Combinando conhecimentos técnicos, administrativos e gerenciais, este programa capacitará os participantes a tomarem decisões estratégicas inteligentes para garantir o sucesso e a sustentabilidade de projetos eólicos.
Flavio Rosa é Diretor da Barlovento Brasil desde janeiro de 2023. É Engenheiro Eletricista e possui 15 anos de experiência no setor elétrico, sendo 14 na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Possui experiência em Energia Eólica, Solar e Armazenamento energético.
Com 15 anos de experiência em planejamento energético, Gustavo Ponte atua em pesquisas e projetos relacionados a geração de energia elétrica, com destaque para as fontes eólica (consorte e offshore) e solar fotovoltaica, além de sistemas de armazenamento e de Power-to-X. É Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio (2010) e mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e Universidade de Braunschweig.
Jeremy Faria é Coordenador de Operações Eólicas – Maersk Training Brasil. Possui mais de 25 anos em sala de aula. É Engenheiro de Subsea, Técnico em Segurança do Trabalho e Instrutor Técnico. Possui experiência em plataformas de perfuração offshore, FPSO e navios de apoio. Há 6 anos trabalha no setor eólico da Maersk Training onde coordena todas a operações de educação e segurança da empresa no setor eólico no Brasil e a América Latina.
Pedro Júnior é Engenheiro Eletricista, com mais de 19 anos de experiência profissional nas áreas de operação, manutenção e gerenciamento de parques eólicos no Brasil e no exterior. Atua no gerenciamento de atividades e gestão de parques eólicos na CPFL Renováveis nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul.
Hudson Resende é Engenheiro Eletricista e Mestre em Energia Elétrica pela UFRN, MBA em Gestão de Projetos - FGV e Especialista em Energias Renováveis do ISI-ER. Já atua a mais de 12 anos no CTGAS/ISI-ER como consultor em projetos de eficiência energética, qualidade da energia elétrica e engenharia de proprietário para implantação de usinas eólicas e solar FV. Em projetos de P&D atua pesquisador e coordenador de projetos e serviços da área elétrica. Tem experiência em mais de 15 anos em docência em cursos técnicos e Pós-graduação na área elétrica e energias renováveis no CTGAS ER e outras faculdades.
Mariana Torres é Geógrafa com doutorado em geografia pela UFRN e especialista em geoprocessamento e cartografia digital pela UFRN. Atua há 12 anos no CTGAS/ISI-ER nas questões relacionadas a meio ambiente e geoprocessamento nos segmentos de energias renováveis. Exerce atividades diretamente como pesquisadora e coordenadora de projetos na área de licenciamento ambiental, prospecção de áreas, diagnósticos socioambientais, análise de impactos ambientais e estudos locacionais e estratégicos em energias renováveis.
Advogado, sócio do escritório “Freire & Pignataro Advogados”, com atuação específica junto a empresas do setor energético. Professor Adjunto do Departamento de Direito Privado da UFRN. Doutorando em Direito na Universidade de Coimbra/Portugal. Mestre em Direito pela UFRN. Aperfeiçoamento e Habilitação em Direito do Petróleo e Gás Natural – UFRN/ANP. Presidente do Instituto Brasileiro de Transição Energética – INTÉ, desde 2020. Secretário-Geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), de 2010 a 2020. Membro do Conselho de Administração da Companhia Potiguar de Gás – Potigás (2019 – 2020). Vice-Presidente do Sindicato das Empresas de Energia do RN (2012 a 2019). Assessor Jurídico da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais do Estado do RN (2009 a 2010). Presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CMA-FIERN) desde 2014.
Flávio Guimarães Lins é engenheiro eletricista, graduado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, com especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Pernambuco e Master Business Administration pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalha no Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS desde 1999, no cargo de gerente do Centro de Operação do Sistema Nordeste.
Serão apresentados os princípios básicos por trás da geração de energia a partir do vento, incluindo a forma como os aerogeradores funcionam e como a energia é convertida e integrada à rede elétrica. Aspectos históricos, a importância da energia eólica no contexto da transição energética e seus benefícios ambientais em relação às fontes tradicionais de energia.
Serão discutidos os impactos ambientais associados à construção e operação de parques eólicos, bem como as medidas de mitigação adotadas para minimizá-los. Serão abordados os processos de licenciamento ambiental, as normas e regulamentações ambientais aplicáveis e a importância da adoção de práticas sustentáveis ao longo do ciclo de vida dos projetos eólicos.
Neste módulo de seminário, os participantes estarão em contato com palestrantes experientes em suas respectivas áreas de atuação na indústria eólica, os quais irão compartilhar suas experiencias profissionais e passar insights valiosos sobre as oportunidades e desafios encontrados na indústria eólica.
Normas e regulamentos de segurança aplicáveis à indústria de energia eólica, incluindo as diretrizes para instalação, operação e manutenção de parques eólicos. Identificação e gestão dos riscos ocupacionais específicos encontrados em parques eólicos, como riscos elétricos, quedas em altura, operação de equipamentos e trabalhos em espaços confinados. Além disso, será abordada a implementação de programas de segurança no trabalho em parques eólicos, incluindo treinamentos específicos para operadores de aerogeradores, manutenção, primeiros socorros
Análise de riscos e oportunidades associados aos princípios de ESG e sustentabilidade. Além disso, o módulo abordará os desafios e oportunidades de promover a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia de valor da indústria eólica, desde a fabricação do aerogerador e suas partes até a operação do parque eólico, dando ênfase aos indicadores de sustentabilidade e apresentando os indicadores mais utilizados para mensurar e monitorar o desempenho ambiental, social e de governança na indústria de energia eólica.
Princípios de gestão financeira e de contabilidade específicos da indústria eólica. Serão abordados tópicos como o planejamento financeiro de projetos eólicos, a análise de viabilidade econômica, a gestão de custos e a elaboração de relatórios financeiros. Os participantes também irão aprender sobre os aspectos contábeis relacionados à contabilização dos ativos, passivos e receitas decorrentes de projetos eólicos.
Aspectos administrativos e gerenciais de projetos envolvidos na indústria eólica, como a gestão de contratos, a elaboração de orçamentos, a gestão da cadeia de suprimentos, a garantia da qualidade dos projetos e a implementação de processos de melhoria contínua na indústria eólica.
Aspectos legais e regulatórios específicos da indústria eólica como as normas ambientais aplicáveis à construção e operação de parques eólicos, os contratos comerciais relacionados à energia eólica, o licenciamento e os requisitos de segurança ocupacional, além da discussão sobre os aspectos de propriedade intelectual relacionados à inovação na indústria eólica
Aspectos de gestão pessoal e comportamental direcionados para a indústria eólica. Serão discutidos temas como liderança de trabalho em equipe, comunicação eficaz, gerenciamento de tempo e produtividade, além de estratégias de desenvolvimento de carteira e autogestão.
Serão abordados temas como o mercado livre de energia, os leilões de energia eólica, a participação em leilões de energia eólica, bem como as características e responsabilidades dos contratos resultantes, os desafios e perspectivas tanto para o mercado livre de energia quanto para os leilões de energia eólica e os agentes reguladores na indústria eólica brasileira e internacional.
Formato de educação online em que alunos e instrutores participam simultaneamente das atividades e interações em tempo real, através de plataformas de videoconferência. Nesse formato, as aulas, palestras e discussões são agendadas em horários específicos, permitindo que os alunos interajam com os professores e colegas ao vivo, como se estivessem em uma sala de aula tradicional, possibilitando a capacitação de profissionais mesmo em localidades distintas.
Durante o curso ocorrerão dois encontros presenciais, com seminários, visitas técnicas e muito networking.
Observação: Os encontros presenciais são obrigatórios. As datas estão definidas no cronograma do curso.
360 horas
Formação técnica ou superior
Ao concluir com êxito todas as unidades curriculares será conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão Avançada para Energia Eólica.
Observação: O certificado será para os participantes que tiverem a presença mínima de 75%.
10x de R$1.250,00 no cartão ou boleto| ou 10% desconto à vista.
Destina-se a profissionais com formação técnica ou superior, que já atuam ou pretendem atuar na área de energia eólica.
Horário de atendimento: Segunda-feira a sexta-feira, 08h às 20h.
(84) 9 98704 0482 ou mercado@ctgas-er.com.br