Empresas potiguares contam com SESI-RN para Gestão de riscos trabalhistas e Conformidade legal

4/09/2024   17h26

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN), por meio de sua unidade de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), realiza um trabalho de assistência técnica para empresas com foco na organização de documentos legais de seus colaboradores. Esse serviço é oferecido especialmente em situações em que a empresa é notificada ou enfrenta litígios trabalhistas.

De acordo com a gerente executiva de Saúde e Segurança do Trabalho, Alice Carvalho, a assistência oferecida pelo SESI-RN envolve consultoria e suporte técnico em diversas etapas do processo, como a análise documental e a elaboração de planos de ação no âmbito do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

“No acompanhamento, nós realizamos palestras durante a vigência de 24 meses, visitas técnicas, de acordo com atualizações ou modificações junto à empresa em mudança de função e novo equipamento. Então, o técnico de segurança fica à disposição e a enfermeira onde é acompanhada a realização de exames, realização do plano de ação do PGR e do PCMSO”, detalha Carvalho.

Além disso, destaca que a equipe do SESI-RN está à disposição para realizar visitas técnicas, ministrar palestras e acompanhar mudanças nas condições de trabalho, como a introdução de novos equipamentos ou alterações nas funções dos colaboradores.

Em casos de litígios judiciais, a instituição também oferece a atuação de Assistentes Técnicos em Perícia de Insalubridade ou Periculosidade. Esses profissionais são contratados pelas empresas envolvidas para analisar e interpretar as condições de trabalho no ambiente do reclamante, oferecendo pareceres técnicos que auxiliam na defesa da empresa.

Entre as atividades desses assistentes, destacam-se a inspeção de campo, o levantamento e medição de riscos e a elaboração de relatórios técnicos comparando as condições encontradas com as normas regulamentadoras vigentes.

Por meio dessas ações, o SESI-RN busca contribuir para a segurança jurídica das empresas, garantindo que estejam em conformidade com as exigências legais e bem preparadas para enfrentar eventuais desafios.

Um exemplo recente desse serviço foi o caso da indústria boneleira J. Dantas, do empresário associado à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Jaedson Dantas, que enfrentou uma demanda trabalhista e, com o suporte técnico do SESI-RN, através do Assistente Técnico em Perícia de Insalubridade ou Periculosidade, Fabiano Camilo, conseguiu uma decisão favorável.

“O SESI-RN tem o know-how para acompanhar qualquer coisa relacionado às questões do trabalho”, destaca o empresário Jaedson Dantas. Ele ressalta ainda que sua empresa utiliza todos os serviços oferecidos pela instituição, como os oferecidos pela SESI Clínica – exames admissionais e demissionais, por exemplo.

Texto: Líria Paz