Paraninfo da turma e concluintes de ensino médio da SESI Escola Mossoró, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Francisco Vilmar Pereira, destacou as oportunidades de qualificação profissional em cursos com alta empregabilidade no mercado de petróleo para os alunos que tenham interesse nas formações disponibilizadas pelas instituições do Sistema FIERN.
“Por intermédio do SESI, a FIERN tem o compromisso de fazer com que as coisas aconteçam. E, para quem está concluindo hoje e pretende seguir ao mercado de trabalho, existem, na cena mossoroense, grandes oportunidades [de formação] nas instituições que integram o Sistema Indústria”, disse, no pronunciamento durante a solenidade de entrega dos certificados aos 86 alunos concluintes. O evento foi no Requinte Buffet, em Mossoró.
” Os dados do CAGED mostram que, no mês de outubro, Mossoró contratou mais de 600 pessoas, além da média. Isso quer dizer que existe mercado de trabalho em Mossoró. Na área de petróleo, existem duas empresas que estão aqui. A Petroreconcavo contratou a mão de obra existente na região e está trazendo pessoas de outros estados. A 3R está procurando 32 engenheiros, isso mostra a capacidade de absorver nossos futuros profissionais”, acrescentou Vilmar Pereira, ao citar informações sobre o mercado de trabalho do setor de petróleo.
“Nenhuma outra escola que eu estudei na minha vida tinha a tecnologia que o SESI tem”, disse Ana Cecília Nascimento, formanda. Ela ainda conta que todo o aprendizado que teve durante o ensino médio na instituição, servirá de alicerce para uma futura profissão.
É com esse aporte tecnológico que Ricardo Cabral, diretor da escola Sesi Mossoró, destaca a metodologia de ensino da instituição. “Todas as nossas salas hoje são digitais, temos aula de robótica, material didático próprio. Nosso foco é preparar profissionais que queiram enveredar pela área da tecnologia e para a indústria”.
Atualmente, a Escola SESI em Mossoró conta com investimentos da ordem de 20 milhões de reais para ampliar a instituição “A noite de hoje representa o resultado de um trabalho de todo um time que procura se dedicar a entregar o melhor para esses jovens, esses que são inseridos no mercado de trabalho preparados para o mundo do trabalho e capazes de resolver os grandes problemas das organizações, preparados para buscar o ensino superior, e eu convido vocês para conhecerem a nossa instituição”, destacou Juliano Martins, superintendente do SESI/RN.
Foi pensando em toda essa capacidade tecnológica que Iran Soares não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de colocar o filho dele, Rian Soares, na unidade “Nós temos que agradecer por esse momento especial em que ele está se formando no ensino médio completo, ingressando para uma nova etapa na vida dele e nós agradecemos porque tivemos um bom proveito com a escola. O SESI tem uma história para contar e nós somos privilegiados de saber que nossos filhos fazem parte dessa trajetória”, destacou.
O diretor do SESI/Mossoró, Ricardo Cabral, ainda informou que a escola é voltada para filhos de industriários, mas que também abre vagas para a comunidade. “As matrículas estão abertas. Nós temos vagas a partir da 6ª série do fundamental dois e do ensino médio, primeiro, segundo e terceiro ano, tanto com turmas no matutino, quanto vespertino”, assinalou.