Em 4 meses, convênio CNI/ApexBrasil movimentou mais de US$ 10 milhões em negócios - FIERN

Em 4 meses, convênio CNI/ApexBrasil movimentou mais de US$ 10 milhões em negócios

24/03/2025   14h29

Renovada em setembro de 2024, parceria para internacionalização de empresas brasileiras atendeu 273 empresas e atraiu mais de 50 compradores estrangeiros. Expectativa é chegar a US$ 200 mi até 2026

 

O convênio de cooperação técnica firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) concretizou US$ 10 milhões em negócios e atraiu 56 compradores estrangeiros entre setembro e dezembro de 2024, os primeiros quatro meses da parceria.

 

O convênio foi renovado em setembro de 2024 e o objetivo é estimular ainda mais a participação da indústria brasileira no mundo, por meio de missões comerciais, missões prospectivas e encontros de negócios com parceiros internacionais. A expectativa é movimentar US$ 200 milhões durante os dois anos da cooperação.

 

Foram três missões comerciais, duas missões prospectivas e quatro projetos compradores realizados até dezembro de 2024, quando 273 empresas foram atendidas de 22 estados.

 

E a meta de aumentar a participação brasileira nas exportações mundiais da indústria de transformação continua em 2025: já estão previstas mais de 15 ações, entre missões e encontros de negócios com parceiros estratégicos como Alemanha, Chile, Japão, Espanha e México.

 

O convênio atenderá diversos setores como os de alimentos e bebidas, de cosméticos, de metalmecânico e automotivo, e as ações são executadas por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) junto às federações de indústria brasileiras.

 

Mais de 1 mil empresas foram atendidas nos últimos cinco anos

 

A parceria entre CNI e Apex existe há mais de 15 anos. Só nos últimos cinco anos, foram atendidas mais de 1,6 mil empresas brasileiras e firmados 37 projetos nacionais. Essa internacionalização é possível graças a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), presente nas 26 federações de indústria nos estados.

 

A Rede é coordenada pela CNI e estimula a promoção comercial das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados às necessidades de cada negócio. Conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.

 

Saiba mais no canal da Rede CIN.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 

Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Agência de Notícias da Indústria