A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) recebeu a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Carvalho Lopes, que apresentou os planos de investimento da empresa durante a 4ª reunião de diretoria de 2024. O encontro aconteceu na Casa da Indústria, na tarde desta terça-feira (25).
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destaca que as reuniões são oportunidades para aproximar a Federação de instituições diretamente ligadas à indústria. “A Neoenergia Cosern faz parte desse conjunto de instituições. Em alguns casos a energia pode corresponder até 40% do custo de produção das indústrias”, destaca.
“A presidente Fabiana veio apresentar os investimentos da Neoenergia no sentido de melhorar cada vez mais a geração e distribuição da energia no nosso estado, mas também buscamos esse relacionamento próximo para fazer com que as demandas da indústria sejam contempladas nas ações da empresa”, acrescenta.
Fabiana Carvalho falou sobre o maior Plano de Investimento já realizado pela distribuidora no Rio Grande do Norte. Serão mais de R$ 2,1 bilhões em obras no sistema elétrico potiguar entre 2024 e 2027. Esse valor representa um incremento de 18% em comparação com o quadriênio anterior e fomentará o desenvolvimento econômico e social do estado.
Os recursos irão assegurar mais continuidade e confiabilidade de energia para os clientes residenciais e setores diversos da economia local como a indústria, mineração, comércio, turismo e serviços.
“Além de mostrar os planos da Neoenergia, é um momento oportuno para ouvir o que a indústria tem de desafio e sugestão para nossa atuação”, afirma Fabiana Lopes. “Temos o compromisso de levar energia ao desenvolvimento do RN”, completa.
Área Internacional e de Serviços da Casa da Indústria
Ainda na reunião foi apresentado o projeto arquitetônico para a Área Internacional e de Serviços da Casa da Indústria, que será instalada no 1º andar do prédio, com serviços de órgãos públicos, agentes financeiros e consulados de países parceiros. O projeto foi aprovado pela diretoria e deve contemplar a reestruturação do pavimento com salas de coworking, espaços para atendimento, mini auditório e salas de reuniões.
“Esse projeto é mais uma etapa do planejamento da nossa gestão”, pontua o presidente da FIERN, Roberto Serquiz. “Teremos bancos e cooperativas conversando sobre crédito e financiamentos, agentes consulados falando de comércio internacional”, explica.
“Além disso, teremos, também, atendimento do Idema, da Secretaria de Tributação, do Corpo de Bombeiros e da Junta Comercial, que são órgãos com uma forte ligação com a indústria. Isso cria um ambiente onde a indústria pode ter, dentro da sua Casa, o diálogo aberto e produtivo com órgãos e instituições que possam torná-la melhor e mais eficiente”, conclui Serquiz.