O diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI, Rodrigo Mello, recebeu a Medalha do Mérito Rural Senador Moacyr Duarte – a maior honraria concedida pelo Sistema Faern/Senar a personalidades que se destacam em diferentes áreas em prol do fortalecimento do setor no Rio Grande do Norte. Mello foi homenageado na categoria “Desenvolvimento Científico, Tecnológico ou do Ensino”.
“Eu me sinto muito orgulhoso de receber essa honraria. Ser reconhecido profissionalmente por uma instituição, por uma carreira de vários e vários anos é muito gratificante e traz uma satisfação pessoal muito grande”, disse o diretor, que também desenvolve atividades agropecuárias e é filho, neto e bisneto de agropecuaristas.
Os trabalhos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que o SENAI realiza, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, tem, segundo ele, grande sinergia com a atividade agropecuária. Na descrição do Sistema Faern/Senar, iniciativas pioneiras tocadas sob direção do executivo “têm contribuído significativamente para a integração entre o agro, a indústria e as tecnologias do futuro”.
“O SENAI foi criado para trabalhar com formação profissional, mas hoje faz muito mais do que isso. Na sustentabilidade, a gente trabalha muito com combustíveis avançados, biocombustíveis e hidrogênio e aí tem um elo muito forte com o setor agropecuário, pois a base do combustível avançado é um carbono de origem biológica. Portanto, é biomassa, que em última instância é o que o setor agropecuária produz”, frisou Rodrigo Mello.
O Brasil, na análise dele, “vive um momento muito forte voltado a biocombustíveis e combustíveis avançados, uma das cadeias industriais que mais irão crescer nos próximos anos, não só no país, mas no mundo”. “E quem produz matéria-prima para esta cadeia é o agro, produzindo biomassa tanto de origem animal como de origem vegetal. Então, em um Brasil diverso, do Oiapoque ao Chuí, se pode produzir e essa é uma cadeia claramente de grande simbiose, de grande relacionamento positivo, entre a indústria e o setor da agropecuária”, ressaltou.
Edilson Batista da Trindade, industrial, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e um dos fundadores do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDILEITE-RN), representou a FIERN na cerimônia de premiação.
Carreira
Aos 55 anos, 10 dos quais dedicados à direção regional do SENAI-RN – em duas diferentes passagens pela instituição – Rodrigo Mello também está à frente do principal centro de pesquisa aplicada e inovação do SENAI no Brasil com foco em energias renováveis e sustentabilidade, o ISI-ER, e da primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do país (FAETI).
Entre as atividades que lidera estão estudos pioneiros focados em energia eólica offshore e em tecnologias como o hidrogênio renovável, além do desenvolvimento de SAF (combustível sustentável de aviação).
Ele é engenheiro agrônomo e especialista em engenharia da produção, com foco na área de gestão. Desenvolveu carreira em instituições públicas e privadas que estimulam a competitividade do agronegócio e da indústria.
Entre outros cargos que ocupou, foi gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae do Rio Grande do Norte, superintendente do SESI no estado, além de diretor executivo do consórcio CTGAS-Petrobras.
Participou, ainda, da gestão da Secretaria de Agricultura do estado, como secretário adjunto e como coordenador de área. Também trabalhou junto ao SENAR.
Cerimônia
A cerimônia de premiação em que foi homenageado integrou a programação do 7º Seminário Cenário Econômico e Político para o Setor Rural em 2025, na segunda-feira (02). Um dos objetivos do seminário também foi discutir o panorama do Agro potiguar para o próximo ano, abordando os desafios e oportunidades do setor. Para isso, foi realizada palestra do senador Rogério Marinho, contemplando temas como o cenário econômico agropecuário no Brasil, segurança rural e jurídica.
O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, ressaltou a importância do evento no sentido de preparar e nortear o setor para 2025, bem como para reconhecer os nomes que se destacaram em prol do fortalecimento do Agro no ano.
“É um momento para refletirmos sobre as conquistas do Sistema Faern/Senar em 2024 e compartilharmos uma visão estratégica para o setor rural para 2025. Contamos com a palestra do senador Rogério Marinho, cuja experiência e conhecimento enriquecem o debate, e homenageamos aqueles que contribuíram significativamente para o fortalecimento das atividades agropecuárias, a promoção do setor e o desenvolvimento de políticas e estudos voltados para o meio rural“, frisou Vieira.
Confira os agraciados da FAERN, por categoria:
• Política/Administração Pública: Styvenson Valentim (Senador)
• Comunicação/Jornalismo: Adeilton Silva (Agro Sertão)
• Produtor Rural/Líder Classista: Aldair José Vital da Silva (Produtor rural)
• Desenvolvimento Científico, Tecnológico ou do Ensino: Rodrigo Mello (Diretor regional do Senai-RN)
Ainda no evento, foram entregues as placas em homenagem e agradecimento aos destaques do ano nas ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RN).
Confira os agraciados do SENAR-RN, por categoria:
• Case de sucesso da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial): Francisco Fernandes de Almeida Junior
• Educadora Destaque 2024: Joelma Vasconcelos Celestino da Silva
• Técnico de Campo Destaque 2024: Aldemir Lopes de Souza
Texto: Renata Moura, com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema Faern/Senar
Fotos: Moraes Neto