Desenvolvimento Industrial e Sindicato do setor gráfico articulam propostas para pesquisa e inovação

6/03/2024   13h23

A elaboração de projetos para o desenvolvimento de pesquisas voltadas à inovação aplicadas à indústria gráfica foi o principal assunto de um encontro entre representantes do setor com a Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN e um professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A necessidade de programas inovadores e pesquisa aplicada ao setor foram tratados durante reunião, na terça-feira (05.03). Na ocasião, houve a visita técnica à empresa RB Gráfica.

O encontro reuniu o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (SINGRAF-RN), Pedro Fausto; o diretor da RB Gráfica, empresários Maricleydson Costa, conhecido como Bebeto; a executiva da Unidade de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias Susie Macedo e o pesquisador e professor da UFRN Eduardo Rigoti.

Na ocasião, os representantes das instituições que participaram da visita técnica e os empresários discutiram a apresentação de propostas de pesquisas aplicada para captação de fomento por intermédio de seleção pública. Essa captação pode ser buscada em projetos apresentados nas “chamadas públicas” do programa da “FINEP Mais Inovação”.

Esse programa tem “por objetivo apoiar Planos Estratégicos de Inovação (PEIs) alinhados com as missões e os eixos estabelecidos no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI)”.

O “Mais Inovação” é operado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos próprios do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

“Na visita técnica [na terça-feira] foram apresentados tipos diferenciados de resíduos gerados dentro das empresas gráficas que se originam nos processos produtivos e muitos deles podem e devem ser reciclados e ou identificados”, informa Susie Macedo. “Isso deve gerar oportunidades de soluções tecnológicas com valores agregados, pontuando atenção especial em seus descartes e reaproveitamento de modo correto, responsável e sustentável”, explicou.

Ela acrescenta que dados do setor indicam que a geração de sobra do processo de corte de papel e outras matérias primas utilizadas, precisam e devem ser descartados e ou reaproveitados “de modo correto e inteligente”. “Isso demanda cuidados específicos de manejo e descarte e exige esforço e responsabilidade socioambiental das empresas, visando implantar práticas de sustentabilidade eficazes”, disse. Por isso, a necessidade do desenvolvimento de pesquisa e inovação para atender essa necessidade com eficácia.

Também participou da reunião a executiva da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN Kesiane Santana para apresentar as ações da nova edição PROCOMPI (nova edição do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias) ao setor Gráfico no estado.