FIERN e CGU-RN discutem adesão ao programa Pacto Brasil pela integridade empresarial

4/11/2024   17h25

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, se reuniu na manhã desta segunda-feira (04) com o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU-RN), Rogério Reis, e o coordenador geral de Promoção da Integridade, Fabian Gilbert, para conhecer o programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. O encontro, realizado de forma híbrida na Casa da Indústria, discutiu a possibilidade de cooperação entre FIERN e CGU para promover o compromisso com a integridade entre as empresas do estado.

 

Fabian Gilbert apresentou o Pacto Brasil como uma iniciativa que busca engajar empresas em todo o país na promoção de boas práticas empresariais, incentivando a assinatura de um termo de adesão e a realização de autoavaliações de integridade.

 

Roberto Serquiz destacou a importância de um termo de cooperação com a CGU, enfatizando a possibilidade de envolvimento de entidades como SESI e SENAI para ampliar o alcance do pacto. “Gosto muito da palavra integridade e, da nossa parte, o nosso pessoal já tem o sinal verde para avançar e, junto com vocês, chegarmos a cada empresa”, afirmou o presidente da FIERN.

 

O coordenador geral de Promoção da Integridade, Fabian Gilbert, salientou a relevância de disseminar o conceito de integridade empresarial, tratando o Pacto Brasil não apenas como um programa, mas como um movimento de democratização dessa prática entre as organizações. “É mais do que um programa, é um movimento mesmo. É popularizar e democratizar um conceito de integridade entre as organizações”, explicou.

 

Durante o encontro, o superintendente da CGU-RN, Rogério Reis, também reforçou a importância da adesão da FIERN, afirmando que o apoio da federação pode influenciar outras indústrias, devido à sua ampla rede de associados. “A indústria tem papel muito importante porque tem uma cadeia de produtores grande, então podemos atingir mais empresas e é uma felicidade termos vocês como apoiadores institucionais”, disse Reis.

 

Gabriela Rebouças, gestora de Compliance da FIERN, apresentou o programa interno de integridade da Federação e destacou como o Pacto Brasil pode fortalecer o monitoramento de boas práticas nas empresas. “O bom desse programa é que conseguimos monitorar o que está dando certo e o que podemos melhorar. Queremos que essas boas práticas sejam implantadas”, afirmou.

 

Ana Adalgisa Dias, coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, ressaltou a importância de desenvolver uma cultura de integridade dentro do setor industrial do estado. “Acho que esse trabalho de desenvolver essa mentalidade voltada à integridade vai ser muito importante”, completou.

 

A reunião contou também com a presença de César Belarmino e Caroline Alves, representando a CGU, além de Sérgio Freire, superintendente jurídico da FIERN, reforçando o compromisso entre as partes para promover uma atuação mais transparente e ética nas indústrias do estado.