
Foto: José Paulo Lacerda/CNI
A indústria está cada vez mais em busca de profissionais altamente capacitados para enfrentar os desafios do mercado. As habilidades técnicas e especializadas se tornaram essenciais para atender à crescente demanda por inovação, produtividade e sustentabilidade.
De competências em automação e inteligência artificial a conhecimentos em gestão de processos e segurança do trabalho, a transformação digital pode ser um caminho cheio de oportunidades para você crescer no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo.
Listamos algumas das habilidades mais valorizadas pela indústria e que podem ser decisivas na hora da contratação. Confira:
1. Informática básica
Atualmente, 73% das empresas brasileiras investem em tecnologia com o objetivo de aumentar a produtividade, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Profissionais que dominam o uso de computadores, sistemas de gestão e planilhas se destacam, já que a indústria está cada vez mais integrada a ferramentas digitais e processos de automação, o que reforça a importância dessas competências no setor.
Confira um curso gratuito sobre informática básica na prática!
2. Controle de ferramentas de qualidade
Segundo a Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), empresas que implementam ferramentas de qualidade conseguem reduzir em até 30% os custos operacionais e aumentar a produtividade.
Diante disso, o mercado exige profissionais capacitados em técnicas como controle estatístico de processos (CEP), diagrama de Ishikawa e histogramas para garantir a melhoria contínua da produção. Indústrias dos setores automotivo, metalúrgico e farmacêutico, em particular, buscam especialistas em qualidade para atender às exigências de normas e outras certificações internacionais, essenciais para a competitividade e conformidade no mercado global.
Inscreva-se já e aprenda gratuitamente 7 ferramentas da qualidade!