CTGAS-ER e Expro discutem soluções, em Natal, nas áreas de ensaios e calibração

5/07/2024   17h29

A possível certificação do CTGAS-ER como fornecedor e desenvolvedor de soluções para a Expro começou a ser tratada no ano passado e os passos mais recentes dessa investida foram dados nesta quinta-feira (04), em uma visita técnica do gerente da qualidade da empresa, Paulo Mafort

 

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, e a Expro, empresa global com sede nos Estados Unidos, avançaram, em Natal, na discussão sobre serviços tecnológicos voltados a ensaios e calibração.

 

A possível certificação do CTGAS-ER como fornecedor e desenvolvedor de soluções para a companhia, na área, começou a ser tratada no ano passado e os passos mais recentes dessa investida foram dados nesta quinta-feira (04), em uma visita técnica do gerente da qualidade da empresa, Paulo Mafort.

 

A Expro é uma empresa global com sede em Houston, no Texas. No Brasil, possui operações em diversas regiões do país, incluindo Macaé-RJ, onde mantém escritórios e realiza atividades relacionadas à indústria de petróleo e gás. É especializada em serviços de energia. 

 

A área de atuação é a indústria de petróleo e gás, incluindo testes de poços, intervenção, medição de produção, monitoramento de reservatórios e serviços de perfuração.

 

As conversas com a companhia tiveram início no ano passado, com o objetivo de cadastro do Centro do SENAI como provedor de serviços tecnológicos. “No último Mossoró Oil and Gas, mantivemos contato e nos foram colocadas demandas sobre metrologia de medição de gás, uma vez que, no Nordeste do Brasil, a empresa operacionaliza produção on shore (em terra)”, disse a coordenadora da área de Soluções em Tecnologia e Inovação do CTGAS-ER, Kathya Canella.

 

“Submetemos nossa documentação à análise da área de contratações da empresa e a avaliação realizada ontem foi como uma auditoria in loco para ver nossa infraestrutura, competência técnica e tudo o que é envolvido nas demandas que virão”, acrescentou a coordenadora.

 

As informações colhidas na visita, explica ela, deverão gerar um relatório e servirão de base para avaliação em Houston, tendo, como possível desdobramento, o recebimento de um certificado de fornecedor aprovado. “Na prática, para toda a demanda que a Expro tiver na região estaremos habilitados como fornecedor”, observa Kathya.

 

Mafort foi recebido no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, sede do CTGAS-ER, pela coordenadora da área de Soluções em Tecnologia e Inovação, pela gerente de qualidade do Centro, Erika Correia de Lima, e pela agente de Mercado do SENAI-RN, Ana Paula Fulco

 

A discussão entre as partes envolve o fornecimento e o desenvolvimento de soluções para a empresa, em ensaios e serviços de calibração, nas áreas de vazão, pressão, temperatura, qualidade do gás e dimensional, com possibilidade de incorporação de outras atividades.

 

Procedimentos, instruções, rastreabilidade da documentação, relatório, certificado, software e validação da infraestrutura para atendimento dos serviços – relacionadas ao processo da qualidade – estiveram na pauta central da visita nesta quinta.

 

Mafortr foi recebido no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, sede do CTGAS-ER, pela coordenadora da área de Soluções em Tecnologia e Inovação, pela gerente de qualidade do Centro, Erika Correia de Lima, e pela agente de Mercado do SENAI-RN, Ana Paula Fulco. 

 

Texto: Renata Moura, com colaboração de Ana Paula Fulco

Fotos: Divulgação CTGAS-ER