CTGAS-ER apresenta plano de monitoramento para Companhia Energética Potiguar

6/04/2018   11h35

Especialistas do CTGAS-ER-Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, reuniram-se com diretores da Companhia Energética Potiguar-CEP, com o objetivo de apresentar um Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas, solicitado pela empresa, que utiliza óleo diesel na produção de energia. O projeto visa detectar os índices de emissão de poluentes, para adequação e atendimento a legislação pertinente e às exigência do Idema-Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Participaram da reunião, realizada quinta-feira, 5, a diretora Executiva do Centro, Cândida Amália Aragão, os diretores da CEP, Ivan César Fernandes e Juliano Sousa Matos, sendo o projeto apresentado por Glauber Turolla Fernandes e Lindomar Brito.

 

Em 2017, para obter a renovação da Licença de Operação das unidades Termelétricas Potiguar e Potiguar III, pertencentes a CEP e localizadas na BR 304 em Macaíba, diretores da empresa procuraram o CTGAS-ER para uma consultoria no processo de renovação da licença junto ao IDEMA.

 

Após discussões técnicas entre as partes envolvidas, o CTGAS-ER, através do Laboratório de Química Ambiental – LQA, foi contratado para realizar ensaios preliminares e elaborar um Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas (PMEA), que foi apresentado ao IDEMA, a fim de atender as condicionantes da renovação da licença de operação das Termelétricas da CEP.

 

Na reunião dessa quinta-feira, no CTGAS-ER, foi apresentada uma proposta de serviço para a execução do plano, que contempla os monitoramentos das emissões atmosféricas das chaminés, da qualidade do ar no entorno e na área de influência, e um estudo de dispersão de poluentes atmosféricos gerados por estas unidades termelétricas.

 

Companhia Energética Potiguar

 

A Companhia Energética Potiguar é composta por duas usinas termelétricas, a UTE Potiguar e UTE Potiguar III, situadas num mesmo terreno, localizado na BR 304, Km 301,4, Distrito Industrial da Cidade de Macaíba.

 

A energia elétrica produzida atende em quantidade e qualidade de acordo com o requisitado pelo Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimentos do Operador Nacional do Sistema – ONS e normatização da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

 

As usinas operam em corrente alternada, na frequência de 60 Hz, tensão nominal do gerador de 480 V, elevada para 69 kV na subestação elevadora, tendo como ponto de conexão a estação seccionadora de 69kV da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN.