As principais certificações para mercados internacionais foi destaque na 4ª reunião da Comissão Temática de Comércio Exterior e Relações Internacionais da FIERN (CORIMEX/FIERN), realizada nesta segunda-feira (9), em formato híbrido, na Casa da Indústria. O encontro reuniu empresários e representantes de entidades para discutir estratégias de internacionalização e novas oportunidades de negócios.
A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, representou o presidente da CORIMEX/FIERN, Silvio Bezerra, na reunião. Ela enalteceu a importância da pauta para a atuação das empresas potiguares no mercado internacional.
“Para 2025 temos a expectativa de capacitar, junto à Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos], as indústrias potiguares para a exportação dos seus produtos”, comenta Ana Adalgisa.
O trainee de Relações Internacionais do Centro Internacional de Negócios da FIERN (CIN/FIERN), Tainã Costa, falou sobre as certificações oferecidas pelo CIN/FIERN para a atuação de empresas no mercado exterior, como certificações agrícolas, normativas e de origem dos processos e produtos.
“O CIN está à disposição para auxiliar as empresas na busca pelas agências reguladoras e certificadoras para impulsionar seus negócios internacionais”, destacou Tainã.
Já o diretor de Educação Profissional do SENAC-RN, Leandro Trigueiro, falou sobre o 3º ciclo de execução do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Rio Grande do Norte. Ele destaca que, nos dois primeiros ciclos, foram capacitadas 380 empresas, enquanto no 3º ciclo serão 200 empresas participantes.
“É um programa que tem muita relevância nesse contexto de capacitação para a exportação e não há custo para as empresas, que devem apenas trabalhar na melhoria dos processos para a exportação”, aponta Leandro.
O PEIEX é implementado em todo o país por meio de parcerias que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) firma com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundação de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras.
A reunião ainda contou com participação dos presidentes dos sindicatos da Indústria de Panificação e Confeitaria (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia; das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE-RN), Túlio Veras; e das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (SINDICER), Vinícius Aragão.
Também participaram do encontro o diretor de Operações do SENAI-RN, Klebet Carvalho; o cônsul honorário Francisco Lamy; e o assessor das comissões temáticas da FIERN, Ernani Bandeira.