Rede de Observatórios do Sistema Indústria mapeou as macrotendências globais que podem afetar a indústria brasileira até 2040 e sugere ações de como os setores poderão se organizar para aproveitar as oportunidades e se defender de ameaças
Entender os movimentos globais que vão impactar os fluxos produtivos e o consumo das pessoas é importante para ajudar o setor produtivo a ficar ainda mais competitivo. Nesse contexto, a Rede de Observatórios do Sistema Indústria mapeou as principais macrotendências para a indústria brasileira até 2040. O estudo também sugeriu ações sobre como os setores poderão se organizar para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças provocadas pelos novos comportamentos.
Chegar até as 14 macrotendências com potencial de impacto em toda a indústria nacional exigiu um processo exploratório por publicações, artigos científicos, nacionais e internacionais, e consultas a ferramentas de inteligência artificial. Em uma segunda fase, os conteúdos foram estruturados em uma matriz e, na sequência, foram realizadas oficinas com especialistas para analisar os dados de forma mais minuciosa.
As tendências abrangem aspectos diversos, como mudanças nos padrões de consumo, novas tecnologias de produção, questões ambientais e transformações sociais.