Confiança da indústria potiguar volta a crescer em outubro, aponta FIERN

15/10/2024   11h27

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte subiu 2,3 pontos em outubro de 2024, passando de 55,3 para 57,6 pontos, revelando que os executivos potiguares estão mais confiantes do que no levantamento anterior. Trata-se do décimo oitavo mês seguido apontando confiança (indicador acima de 50 pontos).

A análise dos componentes do ICEI mostra que, na percepção dos empresários, as condições atuais dos negócios melhoraram na comparação com os últimos seis meses (indicador de 52,0 pontos), o que não ocorria desde fevereiro de 2024. Já as expectativas para os próximos seis meses continuam positivas, observa-se, inclusive, um aumento do otimismo em relação à pesquisa anterior.

A Sondagem aponta ainda um aumento da confiança entre os empresários das Indústrias Extrativa e de Transformação, enquanto entre os da Construção o nível de confiança ficou praticamente estável. No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se um arrefecimento da confiança entre as pequenas empresas, enquanto as médias e grandes indústrias estão mais confiantes do que em setembro.

Comparando o ICEI do Rio Grande do Norte com o nacional, divulgado pela CNI no último dia 9, tem-se, nos dois casos, empresários confiantes (valores acima de 50 pontos). Todavia, o indicador nacional ficou praticamente estável (variação de -0,1 ponto) em outubro de 2024, passando de 53,3 para 53,2 pontos, enquanto o índice potiguar subiu 2,3 pontos, de 53,3 para 57,6 pontos.

Com esse resultado, o ICEI nacional encontra-se 0,6 ponto abaixo de sua média histórica (atualmente em 53,8 pontos), mas está 2,7 pontos acima do índice de outubro de 2023, quando alcançou 50,5 pontos. No que diz respeito ao ICEI do Nordeste, o indicador recuou 1,0 ponto, passando de 57,9 para 56,9 pontos, porém segue acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando empresários confiantes, embora menos do que em setembro. Na comparação com outubro de 2023, o indicador regional apontou leve avanço de 0,2 ponto (56,7 pontos).

Para acessar o conteúdo na íntegra, acesse Índice de Confiança do Empresário Industrial do RN – Outubro/2024.