Comissão Temática de Micro e Pequenas Empresas da FIERN debate inovações e panorama das MPEs

12/11/2024   17h18

 

O cenário das pequenas indústrias no estado foi tema de debate na Comissão Temática de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). Na tarde desta terça-feira (12), a COMPEM-FIERN realizou sua 4ª reunião ordinária de 2024, na Casa da Indústria.

 

A presidente da COMPEM-FIERN, Tercina Suassuna, destacou a importância do tema para entender como as instituições podem melhor atender esses negócios. “Entender o cenário das micro e pequenas indústrias é muito relevante para também entender como entregar um serviço e uma assistência ainda melhor para essa importante parcela dos negócios industriais”, comenta Tercina.

 

 

A gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-RN, Alinne Dantas, apresentou o cenário das pequenas indústrias no Rio Grande do Norte e o trabalho do Sebrae para atender as demandas dessas empresas. Entre os dados mostrados, se destaca o número de 44.811 pequenos negócios da indústria, que têm Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) primário ou secundário no segmento industrial.

 

 

“O Sebrae-RN trabalha com dados e informações estratégicos para entender como funciona a economia do estado, principalmente no que toca à micro e pequenas empresas, para entregar produtos e serviços de forma aprimorada e que ajudem no desenvolvimento desses negócios”, afirma Alinne.

 

Outro destaque na reunião foram as práticas de inovação realizadas no âmbito da indústria. O diretor de Inovação e 2º tesoureiro da FIERN, Djalma Júnior, apresentou as práticas de inovação realizadas no âmbito da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), da qual é presidente. Ele falou sobre gestão, captação de recursos financeiros e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).

 

 

“A COINCITEC é um desmembramento da MEI [Mobilização Empresarial pela Inovação], um movimento nacional encampado pela Confederação Nacional da Indústria, que debate diversos temas que envolvam a inovação”, explica. “Trouxemos esse movimento para nosso estado e debatemos, dentro dos grupos de trabalho, Inovação, Ciência e Tecnologia; Educação e Formação; Questões Regulatórias e Políticas Públicas; e Financiamento e Fomento”, completa Djalma.

 

Já o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, apresentou tendências e inovações para micro e pequenas empresas a partir de cases do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e da Universidade de Havard. No último mês de outubro, ele integrou a comitiva do Sistema FIERN que participou do Programa IEL de Educação Executiva Global, em Boston, nos Estados Unidos.

 

 

De acordo com Juliano, os debates da formação aconteceram principalmente em torno das aplicações práticas das Inteligências Artificiais nos negócios. “Foi uma excelente oportunidade estar por dentro da vanguarda sobre esse tema, com especialistas que pensam sobre como o mundo está se direcionando em função dessas tecnologias”, completa Juliano.

 

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia; o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE-RN), Túlio Veras; o presidente do , Ney Robson Alves; o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; a presidente da Agência de Fomento do RN (AGN), Márcia Maia; o presidente da associação Viva o Centro de Natal; e o assessor executivo das comissões da FIERN, Ernani Bandeira