A Comissão Temática de Inovação e Tecnologia (COINCITEC/FIERN) se reuniu com o superintendente de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Nunes, para apresentar o status de inovação do Rio Grande do Norte e potencializar oportunidades de fomento. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (18) e contou com a participação de representantes do Sebrae-RN, Instituto Metrópole Digital (IMD) e EPTec, na Casa da Indústria.
O Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande Natal foi apresentado pela assessora da COINCITEC, Susie Macedo. De acordo com ela, o ecossistema é composto por 31 entidades e instituições e possui 62 membros oficiais, incluindo titulares e suplentes.
O presidente da Comissão temática e diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, destacou a importância da integração entre a indústria e novos processos tecnológicos. “É evidente que, como indústria, temos que estar preocupados com essa conexão da aplicação dessas ferramentas ou dessas tecnologias inovadoras para trazer benefícios à atividade industrial, sempre com foco na competitividade e produtividade”, ressalta.
Ele acrescentou que o papel da Finep como agente financiador é necessário para trazer oportunidades e fortalecer o estado. “Precisamos desenvolver ferramentas tecnológicas para monitorar de perto a evolução do nosso ecossistema. Queremos escutar as instituições parceiras para identificar grandes oportunidades, entender nossas potencialidades e acelerar o processo de desenvolvimento do nosso ambiente inovador”, complementa Djalma Júnior.
De acordo com o diretor, a reunião visa promover a interação entre as diferentes instituições e agentes envolvidos no ecossistema de inovação do RN, visando identificar oportunidades de financiamento e apoio que possam acelerar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade da região.
O superintendente da Finep André Nunes ressaltou a importância da proximidade entre as instituições para o fortalecimento de um ecossistema inovador. “Uma coisa que me chama atenção é a proximidade entre as instituições, não só pessoalmente, quanto fisicamente. Então, essa proximidade é muito boa para potencializar e atrair investimentos de uma maneira integrada”, disse.
Também participaram da reunião, a analista da sede do Sebrae em Currais Novos, Ednete Nascimentos; Mattson Ranier, membro do ELI Currais Novos; a consultora de Inovação do Sebrae, Adelle Nogueira; o representante da EPTec, George Bulhões; Mozangela Medeiros, da EPTec; Algéria Varela, do Sebrae-RN; Richard Corrêa, da FINEP; Rodrigo Romão, do IMD; e José Ivanildo, do IMD.