A Casa Passiva Modelo recebe visitas dos participantes do EEBA 2019

17/09/2019   15h43

 

A Casa Passiva Modelo, localizado no SENAI Flávio Azevedo, na zona Norte de Natal, recebeu uma visita técnica de empresários, pesquisadores e participantes do EEBA 2019. A visita contou com uma palestra, comandado pelo engenheiro Alberto Bezerra, que ajudou na construção da casa. Ele explicou os desafios de se fazer uma estrutura do modo de certificação alemão desde os princípios básicos como: isolamento local e acústico, ventilação diferente, em que não se permita trocas de calor, mantendo uma eficiência energética entre o ambiente e a casa.

 

O principal objetivo desse modelo de casa, explica o engenheiro, para o desenvolvimento tecnológico do estado potiguar. “É o desenvolvimento de mão de obra nacional. A nossa ideia é oferecer cursos para poder sempre estar especializando engenheiros, arquitetos, mestres, pedreiros e toda essa cadeia construtiva. Lembrando sempre em melhorar nossos padrões construtivos. É importante ter essa tropicalização, nós temos que fazer funcionar em nosso estado”, conta Bezerra.

 

A Casa Passiva Modelo é a primeira e única construção de certificação alemã na América do Sul. Thiago Fernandes, Engenheiro Civil e Diretor da Câmara de Comércio Brasil e Alemanha no Ceará, participou da visita e se entusiasmou com o que viu. E pretende seguir o modelo do Rio Grande do Norte. “A ideia é já para este ano tentar levar o que foi feito no Rio Grande do Norte para engenharia civil (curso) na UFC, no SENAI Ceará, para ver como essa troca de conhecimentos tecnológico dentro das nossas Instituições pode ser viável no meu estado”, afirmou o cearense.

Glória Navarro, gestora da Unidade Flávio Azevedo, destacou a importância da casa para empresários e visitantes que vieram do EEBA 2019. “Esse momento é de suma importância para divulgar a nossa escola, unidade, tecnologia e a Casa Passiva. Acarretando para mostrar a qualificação da mão de obra do SENAI”, afirma.

 

 

A Casa Passiva Modelo foi inaugurada em julho de 2018, , fruto de uma parceria do SENAI RN com o Instituto PassivHaus em Darmstadt, na Alemanha. Dividida em quatro cômodos (sala, quarto, cozinha e banheiro), a edificação de 80m² de área construída, no Centro de Educação e Tecnologias SENAI Flávio Azevedo, é usada como laboratório, showroom e ambiente para cursos. E atende a qualificação de operários, técnicos, engenheiros e arquitetos, bem como, para demonstração e divulgação das novas tecnologias.

 

 

Confira as fotos do EEBA 2019 no Flickr da FIERN

 

 

 

A “passivhaus” (Casa Passiva) é um modelo de certificação alemão de construção sustentável, criado com o objetivo de construir casas e edifícios com consumo de energia zero ou muito baixo – até cerca de 75% o consumo de energia. A casa dispõe de um sistema de troca de ar com reutilização de calor, que controla a temperatura e a umidade no seu interior, trazendo mais conforto e qualidade de vida para os habitantes.

O projeto faz parte da cooperação entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha, desde 2009, para a realização de um intercâmbio nas áreas de ciência, comércio e empresarial. O SENAI/CTGÁS tem também parcerias com a Alemanha, sobretudo na área de energias renováveis, e na Casa da Indústria funciona o Escritório de Negócios da AHK (Câmara de Comércio Brasil Alemanha), aberto em 2015.

 

 

 

A construção da casa piloto em Natal conta com novas tecnologias construtivas, novos materiais e novos equipamentos importados da Alemanha, e doados ao SENAI. Já existe uma parceria firmada com a UFRN para estudos dos materiais de construção brasileiros, com o intuito de adaptar e qualificar o modelo alemão em terras brasileiras.

 

Por Pedro Dias