Candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, fala de propostas no Fórum Caminhos do RN

17/09/2024   15h12

O candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), destacou suas principais propostas e projetos para gestão durante o Fórum Caminhos do RN, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), nesta terça-feira (17), na Casa da Indústria. O evento reuniu diretores, presidentes de sindicatos, colaboradores e membros de instituições parceiras da Federação.

A recuperação da autonomia financeira do município, investimentos na Educação e na Saúde Pública, além das Parcerias Público-Privadas (PPPs) foram os principais pontos destacados pelo candidato. Carlos Eduardo respondeu ainda duas perguntas sobre Mobilidade Urbana feitas pelos sindicatos que compõem a FIERN, com base na Agenda Propositiva da Indústria para o Desenvolvimento dos Municípios, entregue aos candidatos.

Clique e acesse a Agenda Caminhos do RN Eleições municipais 2024_versao final (1)

Assista o evento no canal do Sistema FIERN no Youtube

O candidato ressaltou investimentos na educação pública, com ênfase na ampliação do acesso ao ensino básico municipal e a valorização do magistério, como duas de suas principais propostas para o setor. Ele destacou ainda que, caso seja eleito, tem planos de realizar uma auditoria para “enxugar gastos” e recuperar autonomia financeira do município.

“Uma prefeitura com capacidade de investimento pode fazer frente aos problemas da cidade, pode ser parceira de outras instituições, principalmente do Governo Federal, que em seus projetos, requer uma contrapartida dos municípios”, destacou o candidato Carlos Eduardo.

Investimentos em saúde, recuperação dos espaços físicos das UBS e UPAs, além do investimento na carreira das equipes multidisciplinares são formas de elevar a Saúde Pública do Natal, segundo Carlos Eduardo. “Dessa forma, vamos fazer gestão na saúde. Podemos compensar o subfinanciamento com uma boa gestão e dar o direito da população ser assistida”, completa.

Sobre Segurança, o candidato disse que pretende realizar uma parceria com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) ampliar o monitoramento da capital, como também quer investir em iluminação de LED nas ruas da cidade.

Na área de PPPs, o candidato citou experiências passadas na gestão de resíduos em Natal que, por meio de licitação, contou com a atuação de empresas privadas. “Não importa se o capital é privado, público ou se é misto. O importante é resolver os problemas da cidade e das pessoas. Ideologia é incompatível com gestão. É necessária essa parceria, porque o poder público não pode tudo”, disse.

O candidato também foi interrogado com duas perguntas elaboradas pelos sindicatos associados à FIERN, que tratavam sobre o Plano Diretor, aprovado em 2022. As perguntas trataram sobre os 42 Eixos Estruturantes do plano para o município de Natal, como também metas para melhorar a acessibilidade urbana.

Para responder o primeiro questionamento, Carlos Eduardo destacou como prioridade a realização da licitação para o transporte público de Natal que, segundo ele, é alvo de constantes reclamações por parte da população. “É preciso abrir um diálogo com os empresários do setor de transporte coletivo para fazermos a licitação e, assim, resolvermos esse problema que tem reflexos muito negativos na vida das pessoas”, ressaltou.

Quanto ao segundo questionamento, o candidato destacou o avanço do saneamento básico na capital potiguar como forma de desenvolvimento sustentável e de melhoria da saúde pública. Ele disse ainda que pretende cobrar órgãos estaduais como a CAERN para ter acesso a informações sobre o saneamento de Natal. “Não existe informação sobre o andamento das obras de saneamento básico”, ressaltou.

Carlos Eduardo destacou a ação da FIERN na promoção de um debate aberto e qualificado com os candidatos a prefeito frente ao setor produtivo do RN. “Quando a FIERN abre esse espaço para um debate qualificado, abre uma oportunidade para que o setor produtivo possa conhecer as nossas propostas”, finalizou.

Texto: Líria Paz

Fotos: Cynthia Campos