Roberto Serquiz, industrial, Presidente do Sistema FIERN
Todos nós deveríamos dedicar um tempo, neste período, para conhecer, ouvir e avaliar com atenção os candidatos às Prefeituras e Câmaras de nossas cidades. É uma frase repetitiva, mas muito verdadeira: a vida acontece no município!
A FIERN, representando os industrias do Rio Grande do Norte, estimula que todo o segmento ouça com atenção e avalie propostas e candidatos. E, ainda, que participe do debate oferecendo relatos da realidade e ideias que possam compor projetos. Em Natal e Mossoró, nas duas maiores cidades, estamos realizando momentos com os candidatos onde, além de ouvi-los, temos oportunidade de apresentar preocupações da indústria, compiladas na Agenda Caminhos do RN – Eleições Municipais que, por aqui, já posso antecipar.
Considerando, evidentemente, as prerrogativas de atuação dos Municípios, a indústria reclama uma atenção permanente para o tema da mobilidade urbana. Ora, tanto para o necessário melhor conforto das pessoas, quanto para a entrega de bens e serviços, a mobilidade destravada, eficiente e mais barata é algo indispensável para o desenvolvimento econômico municipal. Natal, em particular, cuja principal atividade é o turismo, precisa se dedicar urgentemente ao tema da mobilidade para que, com o passar do tempo, não tenhamos um colapso como já se verifica em cidades maiores. Aliás, também em Natal precisamos encontrar melhores soluções de acesso ao Porto, ao Terminal Pesqueiro e a Zona Norte da cidade, sobretudo, nos horários de mais intenso tráfego.
A indústria, por sua vez, precisa de um olhar diferenciado da gestão municipal, sobretudo, nos grandes centros onde, de certo, é majoritariamente micro e pequena empresa e, consequentemente, responsável pela distribuição de renda para centenas de pessoas através dos empregos gerados e das redes locais de fornecedores de serviços. A indústria será atendida sempre que o ente municipal melhorar a educação, a mobilidade urbana, a iluminação pública, investir em qualificação profissional e atuar para que o ambiente de negócios seja desburocratizado, sem prejuízo de ações que fomentem diretamente o empreendedorismo e a economia local. Neste último aspecto, uma ilustração bem objetiva: fomentar o turismo nas cidades significa contribuir para o fortalecimento de diversos ramos da indústria potiguar.
Ademais, a indústria deseja e está colaborando para que o debate eleitoral seja, de fato, propositivo e, consequentemente, enseje compromissos dos futuros eleitos com uma pauta de convergências que prestigie o desenvolvimento econômico sustentável. Já recebemos os candidatos a Prefeito de Natal no Fórum Caminhos do RN, nesta semana na Casa da Indústria, e no próximo dia 27 estaremos com os de Mossoró, naquela cidade. Precisamos contar com a responsabilidade dos partidos e de seus candidatos para a efetivação de propostas, com objetiva responsabilidade, para a vida municipal. Assim, direto ao ponto, acredito que aproveitaremos bem o período eleitoral, tempo de cidadania.