A atuação como diretor 1º secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é o tema principal da entrevista com Amaro Sales de Araújo, também presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na nova edição do programa Indústria Mais RN. O episódio está disponível no canal do YouTube do Sistema FIERN a partir das 16h desta quarta-feira (25).
Neste mês de outubro de 2023, Amaro encerra o mandato de diretor 1º secretário da CNI e, na posse da nova diretoria da CNI, passa a ser um dos vice-presidentes da Confederação.
Na entrevista ao Indústria Mais RN, ele faz um balanço da atuação no cargo, aborda os principais temas em discussões nas reuniões de diretoria da CNI, as propostas defendidas pela instituição e aponta que, na vice-presidência, seguirá contribuindo com a indústria nacional.
“Recebi a missão do presidente da CNI, Robson Andrade, que liderou a indústria nacional neste período e nos convidou para ser diretor secretário da Confederação. Muito nos honrou ter desenvolvido esse trabalho”, afirma Amaro na entrevista. “O Sistema Indústria, por intermédio da CNI, deu uma contribuição ao Brasil com propostas e projetos para reformas visando sempre o desenvolvimento do país”, completa.
Amaro ressalta a reforma tributária e as melhorias na área trabalhista como alguns dos principais pleitos da CNI. “A reforma tributária é um pleito que a CNI defende há trinta anos. Os mais céticos não acreditavam que seria votada e não vejo como deixar de ter uma linha de pensamento segundo a qual haverá agora a reforma tributária”, declara.
“É preciso um avanço das leis do trabalho no sentido de melhoria para o trabalhador e para as empresas e de desmistificar alguns temas. Afinal, empresário e trabalhador são parceiros, desenvolvem uma atividade em conjunto, precisam entregar produtos. Não existe uma competição entre industrial e industriário, mas sim, parceria, porque a permanência e até a ampliação do emprego, do trabalho, do desenvolvimento econômico do país passam pelas duas categorias, os empresários e os trabalhadores”, destaca Amaro.
Além de diretor 1º secretário da CNI, Amaro também teve a missão de ser chanceler da Ordem do Mérito Industrial da CNI, honraria que contempla personalidades do mundo empresarial que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da indústria brasileira. “Com a Ordem do Mérito Industrial, homenageamos vários empresários de renome nacional com atuação em todos os estados, fazendo essa entrega”, comenta.
No episódio anterior do programa Indústria Mais RN, Amaro Sales destacou as principais ações ao longo de 12 anos à frente da Federação no Indústria. Nesta quinta-feira (26), ele transmite o cargo para o diretor 1º secretário e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz.
Indústria Mais RN
Apresentado pela gerente de Comunicação da FIERN, jornalista Juliska Azevedo, o programa Indústria Mais RN é publicado quinzenalmente e traz entrevistas com convidados ligados ao setor produtivo sobre assuntos relevantes da economia e da indústria, sobre o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e também temas nacionais.
Além da entrevista com Amaro Sales, também estão disponíveis, no YouTube do Sistema FIERN, outros episódios com os empresários Roberto Serquiz, Djalma Cunha Júnior, Vilmar Pereira, Heyder Dantas, Pedro Lima, Zauleide Queiroz, Silvio Torquato, Ivanaldo Maia, Leon Aguiar, entre outros nomes que fazem parte do cenário da indústria potiguar e nacional.
O programa Indústria Mais RN com o diretor 1º secretário da CNI e presidente da FIERN também será exibido na Band Natal, neste sábado (28), para todo o Rio Grande do Norte e Alagoas.
Acesse e confira a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=TR26zmhXvSk