Alunos da SESI Escola SGA voam alto na robótica e representam o RN em Festival no Mato Grosso

24/07/2024   16h23

Equipe BAT TECH – da SESI Escola São Gonçalo do Amarante

 

 

A equipe BAT TECH, formada por estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante, está pronta para desbravar novos horizontes na robótica. Inspirada nos super-heróis da DC Comics, a equipe representará o Rio Grande do Norte no Festival de Robótica Educacional SESI-SENAI Mato Grosso, realizado em Cuiabá, na segunda semana de agosto. O nome do robô que a equipe vai levar para Cuiabá é Lúcios Fox, em homenagem ao CEO das empresas do Batman. A equipe é inspirada no Batman.

 

A equipe, composta por seis talentosos estudantes – Alexandro Gabriel, Arthur Breno, Gustavo Alves, Guilherme Massami, Natália Ellen (capitã) e Leonardo Marques –, a BAT TECH conta com o apoio de dois técnicos e da gerente executiva da educação. A equipe viaja de Natal para a competição, no dia 06 de agosto, levando na bagagem muita determinação e o desejo de conquistar o pódio.

 

Natália Ellen, capitã da equipe, destaca a importância da organização e do trabalho em equipe. “A gente sempre faz de tudo um pouco”, afirma ela. “Desde a criação da equipe, tivemos que aprender rápido e nos adaptar a novos desafios. Essa experiência nos deixou mais preparados para enfrentar qualquer obstáculo.”

 

Josinaldo Araújo, professor e mentor da equipe, detalha que no desafio do torneio, os jovens engenheiros terão que colocar em prática todos os seus conhecimentos para programar e controlar um robô capaz de realizar diversas tarefas complexas em um tempo limitado. A cada partida, a equipe precisa trabalhar em conjunto com outra para cumprir os objetivos da missão e superar os desafios propostos.

 

“Além da Robótica, a BAT TECH desenvolveu um projeto social inovador, em parceria com a Casa de Apoio à criança com Câncer GAC, onde leva oficinas de robótica para crianças em tratamento. Essa iniciativa demonstra o compromisso dos jovens com a comunidade e o poder transformador da educação”, acrescenta.

 

Josinaldo Araújo explica que a robótica é muito mais do que construir um robô. “É uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de programação, eletrônica, trabalho em equipe e liderança. Além disso, o projeto social mostra o lado humano da equipe e o impacto que a robótica pode ter na vida das pessoas.”

 

A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, destaca que a participação da equipe BAT TECH no Torneio de Robótica é um marco para a educação tecnológica no Rio Grande do Norte. “Com talento, dedicação e um espírito de equipe imbatível, os jovens da BAT TECH estão prontos para mostrar ao Brasil o que são capazes de fazer. Vamos torcer por eles”, incentiva Karenine.

 

Robô Lúcios Fox, em homenagem ao CEO das empresas do Batman

 

Confira todos os participantes da equipe BAT TECH:

Alexandro Gabriel (Segundo ano): Financeiro
Arthur Breno (Segundo ano): programação
Guilherme Massami (Primeiro ano): Social Media
Gustavo Alves (Primeiro ano): Engenheiro
Leonardo Marques (Primeiro ano): Cadista
Natália Ellen (segundo ano): Capitã
Técnico SESI: Josinaldo Araújo
Técnico SENAI: Dimas Alves

 

Sobre o Festival
O Festival é a etapa Off Season Mato Grosso que vai exibir uma vasta gama de práticas em robótica, transformando o evento numa vitrine de talentos e inovação. A competição contará com 20 equipes na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FFL), 10 na FIRST Tech Challenge (FTC) e 23 na FIRST Robotics Competition (FRC), pelas quais os participantes deverão não apenas construir e programar robôs, mas mostrar habilidades de competição, competências comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação. Além disso, haverá demonstração F1 in Schools, programa que envolve estudantes de escolas SESI em todo Brasil.

 

Texto:   Jô Lopes    –  Fotos: cedidas

Edição: Sara Vasconcelos