Dois alunos da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante ficaram entre os medalhistas da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). João Guilherme Elias Souza, do 8º ano do Ensino Fundamental, conquistou medalha de ouro e Alice Gabriely de Farias Bezerra, do 1º ano do Ensino Médio, de bronze. A OBA é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre estudantes de escolas públicas e privadas no território nacional e no exterior.
Nesta edição, 64 alunos da escola do SESI participaram da olímpiada. A prova foi aplicada no dia 19 de maio. A OBA tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, ao mobilizar estudantes em faixa etária escolar para a competição.
“A participação dos alunos da SESI Escola na OBA mostra o interesse dos nossos estudantes no conhecimento cientifico. Parabenizamos os medalhistas e todos estudantes do SESI que participaram desta Olímpiada, além dos professores e demais educadores que têm contribuindo para este desempenho, ao despertar nos jovens a motivação para que pesquisem e estejam voltados à ciência. Isso é importante para que que tenham a formação que vai levá-lo a que estejam preparados ao exercício de suas futuras profissões e da cidadania”, afirmou gerente de Educação do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN), Ana Karenine Medina.
A OBA é a maior olimpíada científica brasileira e também integra estudantes dos demais países de língua portuguesa.
Os certificados e medalhas para os vencedores serão enviados pela comissão organizadora da olimpíada à escola.