Os alunos da 1ª série do Ensino Médio da SESI Escola de Referência de São Gonçalo do Amarante puderam aplicar conhecimentos da área de linguagens em um experimento de expansão do metaverso. Nessa quinta-feira (23), os estudantes apresentaram os resultados das práticas aplicadas na ferramenta Minecraft Education.
A tarefa foi lançada pelos professores da área de linguagens, Artuane Baracho, Laerty Ferreira, Guilherme Ribeiro e Wallace Adriano, dentro do planejamento pedagógico integrado da SESI Escola. Os docentes solicitaram que os alunos criassem uma expansão do metaverso que contemplasse elementos voltados ao surgimento e desenvolvimento das línguas portuguesa e inglesa, expressões artísticas e movimentos corporais. Além disso, os temas dos grupos foram divididos em duas linhas temporais: antes e depois do período Barroco.
Como resultado, os grupos apresentaram trabalhos autorais e criativos, que articulavam os mais diversos gêneros textuais com a criação de um universo virtual. “Esses resultados reforçam a importância e eficiência de abordagens pedagógicas que colocam o aluno como protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem”, avalia a professora Artuane.
O Minecraft Education Edition, utilizado pelos alunos no desenvolvimento dos trabalhos, é uma versão do jogo de blocos desenvolvida para ser utilizada em salas de aula. A ferramenta tem funcionalidades criadas especificamente para ambientes de aprendizagem, mais de 600 lições e cursos que abrangem STEM, Programação, Aprendizagem Socioemocional, História, Línguas e Competências do Século XXI.