Alunos da SESI Escola de Mossoró conquistaram dezoito medalhas e seis menções honrosas na 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia. Foram três medalhas de prata e quinze de bronze, ao longo da edição em 2024. Com esse resultado, a Escola SESI de Mossoró ficou em terceiro entre as instituições de ensino privadas com maior número de medalhistas do Rio Grande do Norte.
O professor Aryon Charlon — que orientou os alunos da SESI Escola — afirma que “se sente imensamente orgulhoso” com o desempenho desses estudantes na 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG 2024.
“Durante o mês de outubro, tivemos o reconhecimento não só pela organização da OBG, mas também pela equipe pedagógica da nossa instituição”, disse o professor. “A conquista das 18 medalhas e 6 menções honrosas foi um feito admirável, que reflete o esforço e a dedicação de todos. Foram 3 medalhas de prata, 15 de bronze e 6 menções honrosas ao longo dessa edição”, comentou. “Esses resultados nos colocaram como a terceira escola privada com o maior número de medalhistas no estado do Rio Grande do Norte”, acrescentou.
Os estudantes que participam da OBG devem demonstrar capacidade de análise e interpretação de fenômenos geográficos e geocientíficos de forma integrada, superando o tradicional dualismo entre geografia física e humana. Esse princípio deve estar presente nas metodologias de ensino e aprendizagem adotadas na formação desses estudantes. Embora a competição seja uma característica do evento, o objetivo central da comissão científica é criar um ambiente colaborativo que favoreça o crescimento e a disseminação de boas práticas pedagógicas.
“É um privilégio para mim, como professor e orientador, acompanhar o crescimento acadêmico e pessoal desses jovens. O comprometimento de cada um foi fundamental para o sucesso das equipes em nível estadual, regional e nacional”, destacou.
A Olimpíada se divide em duas partes: as Etapas Online, em nível estadual (três fases), e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados (conforme o Regulamento). As questões de ambas as fases abordam temas de Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, além da utilização de Geotecnologias, de acordo com as diretrizes das bases curriculares atuais.
Aryon Charlon ressaltou que “emociona ver o quanto esses alunos se superaram, trabalhando em equipe e mostrando um profundo compromisso com o conhecimento”. Segundo o professor, cada desafio enfrentado na Olimpíada contribuiu para a formação de cidadãos mais críticos e preparados para transformar a realidade ao seu redor.
“Esse reconhecimento é fruto de muita dedicação, não só dos estudantes, mas também de toda a equipe pedagógica da Sesi Escola RN, que sempre esteve presente para apoiar e incentivar”, observou o professor. “Agradeço a todos que fizeram parte dessa jornada, especialmente às famílias dos alunos, que foram fundamentais no suporte e encorajamento”, disse.
Ele apontou também que os alunos têm potencial para outras conquistas. “Continuaremos trabalhando com afinco para que nossos alunos alcancem voos cada vez mais altos, levando consigo o nome da Sesi Escola RN com orgulho e excelência”.
A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é realizada desde 2015, contando com uma fase nacional, composta por etapas online e presenciais, além de uma fase internacional. Entre 2017 e 2022, a OBG foi realizada em conjunto com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. A partir de 2023, a OBG passou a focar exclusivamente em discussões relacionadas às diversas áreas da Geografia, Cartografia e Geotecnologias, direcionadas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
A Comissão Organizadora da OBG é composta por professores de diversas instituições de ensino superior brasileiras, sob a coordenação dos professores Clibson Alves dos Santos e Paulo Henrique de Souza, do Curso de Geografia do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG; e Raul Reis Amorim, do Instituto de Geociências da UNICAMP, com a colaboração da professora Gabrielle Cifelli, da FATEC Barueri e Itu-SP.
A OBG valoriza e defende a ciência geográfica no ambiente escolar, destacando a abrangência da Geografia como área essencial para compreender os desafios da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que aponta soluções potenciais, fortalecendo a formação cidadã e a responsabilidade social dos estudantes.