Alunas concluem oficina do Programa Formando Talentos no Solar Bela Vista

9/09/2024   13h36

 

As vinte e quatro alunas da oficina de Confecção de Bolsas, realizada no Solar Bela Vista, concluíram o curso empolgadas com o aprendizado e as possibilidades das peças que aprenderam a produzir artesanalmente em crochê. A atividade cultural e de capacitação integra o Projeto Formando Talentos, do Serviço Social da Indústria (SESI-RN). A gerente executiva de Cultura do SESI-RN, Valéria Marinho, destaca que o projeto “é uma iniciativa que implementa na instituição formação artística para crianças, jovens e adultos”.

 

 

Segundo a gerente, o programa funciona em três eixos diferentes: SESI Encena, Música e Tecendo a Arte. Os eixos envolvem atividades de ensino e produção nas áreas de artes cênicas, música instrumental, produção de bolsas de fio de malha com reuso têxtil e pintura em porcelana.

 

 

A oficina de confecção de bolsas foi ministrada pela instrutora Adriana Vasconcelos, com 8 horas semanais, e encerrou na quarta-feira (04). O treinamento na oficina começou no dia 12 de agosto.

 

 

Ao aprimorar a vocação para a confecção de bolsas artesanais, as alunas podem atuar em um mercado promissor e receberam informações, além do treinamento, para aplicar técnicas alinhadas às tendências atuais e à demanda do consumidor. “Sempre existe o interesse por produtos artesanais, sustentáveis e criativos. As bolsas confeccionadas utilizam fio de malha de reuso têxtil, priorizando também a responsabilidade ambiental”, afirma Valéria Marinho.

 

 

“O mercado para esses produtos pode ser local, feiras de artesanato e outros locais de vendas, além de comércio eletrônico. A partir da confecção dessas bolsas, outros produtos podem ser gerados e diversificados, contribuindo para a economia criativa no setor”, acrescenta.

 

 

A oficina integra o eixo Tecendo Arte do Projeto Formando Talentos. “Trata-se de uma iniciativa que proporciona conhecimento e capacitação, para que os alunos possam desenvolver seus trabalhos artesanais de fácil aprendizagem, promovendo o entretenimento, desenvolvendo e aprimorando competências pessoais relevantes para o mercado, gerando renda de maneira autônoma. Contribuindo para o empreendedorismo e fortalecendo a economia criativa”, aponta Valéria Marinho.

 

 

 

 

 

A gerente de Cultura do SESI-RN informa que atualmente há oficinas também pintura em porcelana, de artesanato, música e artes cênicas. “Proporcionaremos outras oficinas de confecção de bolsas e também nas demais áreas nas quais estão atualmente funcionando. Essas atividades retornarão após concluídas as atuais, no final de outubro, em março de 2025”, informou.

 

 

A programação é, além de forma de entretenimento e lazer, um aprendizado prático para os participantes. “Quem participa pode desenvolver habilidades motoras, cognitivas e empreendedoras”, destaca. “Permitem também a socialização, reunindo pessoas de diferentes origens e idades, despertando a criatividade, a autoestima e a confiança”, observa.

 

 

Valéria Marinho ressalta que essas atividades são importantes, porque contribuem para impulsionar a economia local, promovendo o desenvolvimento econômico e a valorização do talento local. “Tem ainda o efeito terapêutico, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. São essenciais, portanto, para o bem-estar pessoal e coletivo, fortalecendo a cultura, o empreendedorismo e a coesão social”, conclui.

 

 

A instrutora Adriana Vasconcelos explica que o curso foi introdutório, planejado para ensinar e estimular quem não tinha contato com técnica transmitida. “O curso foi montado para quem não tinha nenhuma habilidade com crochê. Queríamos desenvolver essa técnica com essas mulheres”, diz. Ela informa que há um incentivo com o cuidado ambiental, uma vez que o material utilizado é sustentável e são passadas orientações ecológicas. As alunas também recebem instruções sobre como calcular o valor das peças que produzem.

 

 

“A professora Adriana é muito atenciosa. O curso é maravilhoso. Não sabia nada de crochê e já saíram minhas duas primeiras bolsas. É muito interessante”, comentou Elenice Vieira Velloso, uma das alunas que fizeram a oficina.

 

 

“Já recebi encomenda da bolsa. Isso é ótimo, porque no momento estou desempregada, sobrevivo da bolsa família. Poder vender vai me ajudar bastante na minha situação financeira”, comemora Rosilaynne Rosa, que também concluiu a oficina.

 

 

 

Assiste ao vídeo sobre a oficina de confecção de bolsas do Tecendo Artes do SESI Formando Talentos:

 

 

 

 

Texto: Aldemar Freire

Imagens e vídeo: SESI Cultura