A Agência de Inovação (Agir) da UFRN e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) serão dois dos destaques no stand da Universidade durante a 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), de 15 a 17 de setembro de 2019, em Natal (RN). Considerado o mais importante evento focado nas relações entre os dois países, a programação contempla painéis, fóruns, encontros de negócios e visitas técnicas à empresas e instituições.
Segundo o diretor da Agir, Daniel Pontes, a oportunidade servirá para que a Agência mostre aos participantes as potencialidades da UFRN no quesito inovação. “Temos o propósito bem forte de estimular a transferência de tecnologia da Universidade para o setor produtivo. Para isso, desenvolvemos estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva, no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação na UFRN”, colocou o diretor. Ele acrescentou que, além de planejar e coordenar as transferências de tecnologia, know-how e licenciamentos de tecnologias da UFRN, a AGIR é responsável pela gestão dos ambientes promotores de inovação, como as incubadoras e os parques tecnológicos.
Localizado na cidade de Macaíba/RN, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo está inserido em um Arranjo Produtivo Local que conta com a participação do setor empresarial, do governo e do acadêmico. Com vocação inicial nas áreas de energias, reabilitação em saúde e tecnologia de informação, o PAX está previsto para ser instalado em janeiro de 2021.
Segundo a assessora da UFRN para o Parque, Ângela Maria Paiva Cruz (foto), o objetivo é mostrar aos investidores alemães as potencialidades da iniciativa, dentre as quais estar na região do principal parque eólico do país e entre os cinco estados no Brasil com maior inserção de mestres e doutores na indústria.
O Encontro Econômico Brasil-Alemanha é anual e acontece alternadamente no Brasil e na Alemanha, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica. O EEBA é organizado pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e, na edição de 2019, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). No stand da UFRN, também estarão presentes equipes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Instituto Metrópole Digital (IMD), Instituto do Cérebro (ICe) e Instituto Ágora.