Alunos da SESI Escola RN se dedicam à preparação para o Torneio de Robótica

21/01/2025   17h56

 

As férias escolares não afastaram alunos das Arenas de Robótica das Escolas SESI São Gonçalo do Amarante (SGA) e Mossoró. Esses estudantes continuam, de segunda a sexta, com os treinos e as montagens dos robôs com os quais vão concorrer na etapa regional do Torneio de Robótica, nos dias 14 e 15 de fevereiro. Eles integram as equipes formadas nas duas escolas para a competição e se dedicam intensamente a essa preparação. Como não estão no período de aulas, os treinos e a montagem dos robôs são pela manhã e à tarde. O torneio, em fevereiro, também será na Arena da Escola SESI SGA.

 

 

Os alunos se preparam motivados e confiantes nas possibilidades de conseguir a classificação para a etapa nacional, que será durante o Festival SESI de Educação, nos dias de 12 a 15 de março, em Brasília. Uma das modalidades nas quais treinam intensamente é a FIRST LEGO League Challenge (FLL), que usa LEGO para montagem e programação dos robôs.

 

 

“Todos que estão se preparando na Arena querem que chegue logo o dia do torneio. Estamos animados e confiantes”, afirma Anne Letícia, 13 anos, aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola SESI São Gonçalo do Amarante. Ela diz que a integração com a robótica a deixa mais interessada e com mais facilidade em disciplinas como matemática. A dedicação ao treinamento estimula também o conhecimento em outras áreas e a integração com as demais atividades escolares. “Favorece o espírito de equipe”, assegura.

 

 

 

 

Neste período de férias, os alunos que estão na modalidade FLL chegam por volta das 8 horas na Arena da escola. A maioria faz um intervalo para o almoço e retorna para os treinos, ficando até 17 horas.

 

 

“Vale a pena porque é algo que nos motiva e também nos prepara para o futuro”, diz Anthony Gomes, 14 anos, aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola SESI São Gonçalo. “Essa é uma excelente maneira de se divertir e aprender. E ajuda muito nas disciplinas, com as matérias que exigem lógica, porque é preciso programar”, afirma Pedro Augusto, 13 anos, também estudante do SESI.

 

 

O professor de Ciências da Natureza, Josinaldo Araújo, é técnico de equipes da FLL. Essa modalidade é para robôs programados e construídos com LEGO. Ele afirma que as equipes das quais é técnico e as demais da Escola SESI do Rio Grande do Norte devem ter uma participação positiva. “As expectativas são as melhores possíveis. Eles estão se preparando há cinco meses, abdicam até mesmo das férias para progredir tanto no robô quanto no projeto de inovação”, comenta.

 

 

Na FLL, os alunos são desafiados a construir e programar os robôs com LEGO. Além disso, precisam desenvolver um projeto de acordo com o tema da temporada que, nesta edição, envolve a relação do homem com o oceano. “São duas grandes produções: programar e o projeto de inovação”, explica o professor. Na mesa, no dia do torneio, serão 15 missões relacionadas com o tema da temporada.

 

 

Ele afirma também que participar desses desafios estimula o desenvolvimento escolar dos jovens e crianças. “Habilidades importantes são acentuadas e aguçadas, o nível de criatividade, a capacidade de resolução de problemas aumenta, e o trabalho em equipe evolui bastante”, observa.

 

 

 

 

 

Torneio acontece dias 14 e 15 de fevereiro

O gerente da Escola do SESI SGA e coordenador estadual do Torneio de Robótica, Anderson Vieira, demonstra entusiasmo com os resultados e as possibilidades de classificação das equipes formadas por alunos da instituição. “Estamos confiantes de que vamos nos classificar para a etapa nacional, em Brasília”, aponta.

 

 

Ele lembra que esse torneio será o 10º promovido pelo SESI, no Rio Grande do Norte. A programação, nos dois dias, será aberta ao público, com entrada gratuita. No dia 14, começará às 9h e terminará às 18h; no dia 15, será das 8h às 12h.

 

 

Nesses dois dias, a escola vai sediar a classificatória com equipes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso. As equipes potiguares são formadas por alunos das Escolas SESI São Gonçalo, Mossoró e Macau, além de estudantes que frequentam os SITECs e de escolas públicas e privadas do estado. Há também jovens que se unem por iniciativa própria para participarem do torneio, as chamadas “equipes de garagem”.

 

 

Os competidores terão a missão de projetar e construir robôs — nas modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Challenge (FRC) — que desempenham determinadas missões. Na modalidade F1 in Schools, criam réplicas em miniatura de carros de corrida. As equipes estão em busca de vagas para a etapa nacional, o Festival SESI de Educação, previsto para acontecer de 12 a 15 de março de 2025, em Brasília. Nesta edição, a temporada de robótica definiu como tema dos desafios os oceanos.

 

 

 

 

Temporada Década do Oceano

A temporada 2024-2025 da robótica iniciou-se em meio à Década do Oceano, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e convidou os alunos a inovarem para um mundo melhor com oceanos saudáveis. Essa iniciativa, além de promover a conscientização da nova geração, é uma oportunidade para discutir os problemas ambientais enfrentados pelos oceanos.

 

 

“Temos mais uma temporada com descobertas, aventuras e inovação para os alunos. O Torneio de Robótica estimula, assim, a criatividade, o interesse pela ciência e pela tecnologia, que são conhecimentos relacionados com a indústria 4.0. Tudo isso, em um ambiente com muita motivação e entusiasmo”, afirma a coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine da Luz Medina.

 

 

As competições são realizadas no Brasil pelo SESI, em parceria com a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST®) e a Fórmula 1. Ao longo da temporada, crianças e jovens são desafiados a projetar e construir robôs de pequeno, médio e grande porte, além de réplicas em miniatura de carros de corrida.

 

 

 

Por Aldemar Freire