Iniciativas para um futuro mais sustentável foram debatidas, nesta quarta-feira (15), em reunião entre o Sistema FIERN e representantes do Conexão ODS. O presidente Roberto Serquiz recebeu, na Casa da Indústria, Ticiane Queiroz Rolim, do Conexão ODS (Fortaleza/CE), que apresentou o projeto do evento – realizado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidos (ONU) no Brasil -, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto, em Natal.
O Conexão ODS Rio Grande do Norte 2025 já é considerado o maior evento de sustentabilidade do Nordeste.
O presidente da FIERN destacou a relevância de trabalhar práticas de sustentabilidade nos diversos aspectos do cotidiano da indústria, inclusive como requisito na atual conjuntura econômica. “A indústria deve estar alinhada a esse novo consumidor, a um novo mercado, que é mais seletivo com questões de sustentabilidade, economia circular, reuso de água, práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa em tradução livre do inglês Environmental, social and corporate governance). Ter produtos que atendam esses requisitos, levados em consideração na hora de consumir, soma valor agregado ao produto”, destaca Serquiz.
Para a representante do Conexão, Ticiane Rolim, empresas que não adotarem práticas sustentáveis “por consciência, futuramente, terão que o fazer por sobrevivência”.
O encontro, segundo a executiva, busca disseminar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, na cultura de empresas, instituições e sociedade. “Em 2023, realizamos em Fortaleza (CE) e, neste ano, trazemos o evento para Natal. O Conexão ODS aproxima ainda mais o Pacto Global das organizações presentes na região Nordeste”, observa Rolim.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável fazem parte da “Agenda 2030” da ONU e envolvem 17 objetivos, 169 metas e 231 indicadores a serem atingidos por diversos países, incluindo o Brasil, até o ano 2030. Em linhas gerais, uma atuação alinhada aos ODS busca acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.
Desde 2022, o SENAI do Rio Grande do Norte passou a integrar oficialmente o Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo o primeiro do Brasil entre os departamentos regionais.
Também participaram do encontro, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, o superintendente regional do IEL/RN, Juan Saavedra, a coordenadora-executiva de Relações Institucionais e com o Mercado do Sistema FIERN, Ana Adalgisa Dias, o assessor da ODS, George Ramalho, os representantes do SindRecicla, Marcelo Dantas; da Kanguru Promoções, André Verçosa; e da Crion Eventos, Chirley Dantas.