Equipes da FIRST® Robotics Competition (FRC) chegou o momento de mostrar a importância das meninas na robótica. Como? Vou te explicar… A FRG, comunidade feminina da FRC, lançou o FIRST® Robotics Girls Awards 2025, o prêmio é direcionado a projetos que engajam e estimulam a presença feminina nas equipes de robótica. As inscrições começaram dia 6 de dezembro e vão até 24 de janeiro. Corre, que ainda dá tempo!
Lembrando que não é uma premiação oficial da FIRST®, mas as equipes vencedoras serão anunciadas no Festival SESI de Educação, que será realizado de 12 a 15 de março, em Brasília (DF) e no Regional FRC Brasil, com data marcada para 20 a 23 de março, em São Paulo. As meninas já fizeram um concurso piloto, no ano passado, no Off Season em Mato Grosso.
Em jogo, temos dois prêmios: Girls in STEM Award e Girls Robotics Impact Award. Para concorrer, as equipes devem preencher o formulário online respondendo questões sobre a temporada FIRST® DIVE, apresentar seu projeto e o impacto alcançado por meio dele.
O Girls in STEM Award é destinado ao time que promove inclusão feminina dentro da equipe e no ambiente educacional. Além disso, para levar para casa esse prêmio, os competidores devem mostrar o reconhecimento e apoio às meninas nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), incentivando a participação e sucesso delas. Já no Girls Robotics Impact Award serão avaliados projetos promovidos pelas equipes para inclusão das garotas no mundo da robótica.
A comunidade, criada em abril de 2024, é formada por 14 competidoras, ex-competidoras e mentoras de várias equipes da FRC: Ana Carolina Soares, 18, North Lions; Ana Caroline Silvestre, 16, Megazord; Ana Clara Breitenbach, 19, Tecrobot; Ana Luísa Ambrozio, 19, Nine Tails; Ana Luiza Gomes, 18, Starbots; Evelyn Barroso, 17, Tucanus; Giovana Mendonça, 15, JACTECH; Isabella Akemi, 16, Alphabots; Helena Baggio, 17, Under Control; Laura Martins, 17, Tecrobot; Lavínia Gehrke, 19, MonT; Luísa Pereira, 19, Magic Island Robotics; Micaela Barreto, 19, MonT; e Rebeca Berbert, 17, Nine Tails.
Seguindo… A FRG surgiu com o propósito de fortalecer a participação das meninas na categoria FRC, em especial. Atualmente, 60% dos competidores são homens e elas querem buscar a igualdade desse número, por meio de campanhas, como é o caso da premiação que estamos divulgando, reuniões, posts no Instagram. Inclusive, em apenas seis meses, a comunidade alcançou mais de 300 mil contas nas redes sociais, o que só comprova a importância da iniciativa das meninas.
“A FRG e as premiações estão trazendo visibilidade para as meninas na robótica, estamos conseguindo conquistar, aos poucos, os mesmos direitos e espaços que antes pertenciam apenas aos meninos e isso é muito importante”, destaca Lavínia Gehrke, 19 anos, representante da FRG e ex-competidora da equipe MonT.
Para fazer parte da comunidade é bem simples, basta preencher o formulário online. No site, você também encontra notícias da modalidade, pode adquirir produtos da marca delas e tem um espaço especial para compartilhar histórias, curiosidades e experiências na robótica.
Não deixe de inscrever a sua equipe! E, para continuar por dentro das novidades, acompanhe a Agência de Notícias da Indústria e as redes sociais da robótica!
Da Agência de Notícias da Indústria