Alunos da SESI Escola participam de competição nacional de lançamento de foguetes no Rio de Janeiro

16/12/2024   17h25

Estudantes da SESI Escola São Gonçalo do Amarante estão representando o Rio Grande do Norte na Jornada de Foguetes, evento científico realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 19 de dezembro. A competição reúne jovens de todo o país para projetar, construir e lançar foguetes experimentais.

 

 

Pelo SESI-RN, participam da jornada os alunos José Manoel Bessa Vieira, Izabella de Lemos Pinheiro e Fernanda Gabrielle Rodrigues, sob a orientação do professor Josinaldo Araújo.

 

Segundo o professor Josinaldo Araújo, a participação dos alunos vai além da construção de foguetes, mas trata-se de uma experiência importante na vida estudantil. “Participar da Jornada de Foguetes é uma oportunidade única para nossos alunos. Não se trata apenas de construir e lançar foguetes, mas de aplicar conceitos de Física, Matemática e Química de forma prática e desafiadora”, disse. “Esse processo estimula o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o futuro”, destacou o docente.

 

O aluno José Manoel compartilhou sua expectativa sobre o evento. Para o estudante da SESI Escola, a competição é uma experiência que alia aprendizado prático e troca de conhecimentos, além de destacar a importância do trabalho em equipe e da aplicação da ciência no cotidiano.

 

“Participar da Jornada de Foguetes é uma experiência incrível para mim. Estou muito animado porque é a chance de colocar em prática tudo o que aprendemos e de testar nossas ideias. Além disso, é uma oportunidade de conhecer outras equipes, trocar conhecimentos e viver algo diferente, que com certeza vai marcar a nossa vida”, disse.

 

A Jornada de Foguetes também oferece palestras e oficinas com a intenção de promover o interesse por carreiras científicas, especialmente na área aeroespacial. O evento busca promover o aprendizado prático em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de incentivar a criatividade e o trabalho em equipe a partir da construção de foguetes feitos com garrafas PET, utilizando uma reação química de bicarbonato de sódio e vinagre para impulsioná-los.