Ao apresentar o balanço das ações e projetos do primeiro ano de gestão aos gestores e colaboradores da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, nesta segunda-feira (16.12), o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, fez uma avaliação positiva da evolução da qualidade da educação nas unidades de ensino e qualificação profissional do Sistema FIERN. A programação na manhã desta segunda-feira foi a 4ª em uma semana nas unidades do Sistema Indústria no Estado.
“Ficamos felizes com o que vimos nas escolas em São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau e também [no SENAI] em Santa Cruz, porque é possível constatar nitidamente que estamos no caminho certo”, destacou Roberto Serquiz. Ele sugeriu, durante o encontro, que a mobilização social feita pelos professores e alunos nas tradicionais gincanas da escola inclua também coleta seletiva de material reciclável. “Lançamos essa ideia de trazer a escola para cada vez mais alinhada ao ambiente da sustentabilidade de forma prática e não só conceitual”, observou.
Roberto Serquiz também conversou, na Arena de Robótica da Escola SESI São Gonçalo, com os alunos das equipes que estão em preparação para torneios. Os estudantes falaram sobre os projetos para os quais montam seus robôs e carros de corrida em miniatura. Os alunos demonstraram entusiasmo com o ensino e treinamento de robótica oferecido na escola.
Em seguida, se reuniu com os colaboradores e gestores no auditório da escola. “Fizemos uma revisão do que conseguimos avançar no planejamento. Nessa apresentação, fica claro que foram implementados praticamente todos os projetos e programas planejados. Trata-se de uma iniciativa de transparência na qual se observa o que evoluiu e se acena para 2025, além de trazer todos para o alinhamento da gestão”, ressaltou.
“Nosso foco é atender a indústria, formar pessoas para a vida e para a sua atividade de trabalho. Tudo isso precisa do alinhamento do grupo de colaboradores nas escolas, nas clínicas, na cultura, enfim nos diversos serviços e atividades do Sistema FIERN. Por isso, é necessário que todos estejam integrados com o que está definido e planejado”, acrescentou.
Roberto Serquiz citou planos da gestão para 2025, entre os quais a ampliação da interiorização da educação, a ampliação das instalações da SESI Escola de Macau para aprimorar as atividades do Sistema FIERN no município. “O trabalho realizado aqui é uma referência para toda a cidade e viemos aqui reconhecer a capacidade e proatividade de toda a equipe de colaboradores”, disse.
Durante a programação, o presidente também entregou os certificados a professores, educadores e gestores da Escola que passaram pela qualificação do curso no Programa SESI de Gestão Escolar – Formação Específica. Os certificados são assinados pela gerente de Educação Corporativa da Confederação Nacional da Indústria, Priscila Cavichioli.
O diretor da SESI Escola São Gonçalo, Anderson Vieira, apontou que 2024 foi um ano de resultados positivos. Ele informou que foram 972 matrículas no ensino médio de fundamental, além de 578 em educação de jovens e adultos e outras 2.313 na educação continuada.
Resultados 2024
Os gestores das casas e unidades corporativas que compõem o Sistema Indústria potiguar — FIERN, SESI, SENAI e IEL — também apresentaram as principais ações e projetos realizados durante 2024.
O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, iniciou a série de apresentações, mostrando os números da instituição, em 2024, na prestação de serviços em saúde, educação e cultura, sempre priorizando o fortalecimento e desenvolvimento do ambiente industrial do Rio Grande do Norte. Ele também citou planos e projetos do SESI-RN para o ano de 2025.
Os demais gestores apresentaram os resultados de 2024 das instituições e unidades do Sistema FIERN, entre os quais a coordenadora executiva de Relações Internacionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; a coordenadora executiva de Serviços Corporativos da FIERN, Janaíze Revoredo; a gerente da Assessoria de Comunicação e Eventos, Juliska Azevedo; o líder da Auditoria Interna, Emerson Batista; e a gestora do Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças, o diretor de operações do SENAI-RN, Klebert Carvalho.
Além da SESI Escola São Gonçalo, Roberto Serquiz, teve programação de visitas com gestores e colaboradores do SENAI em Santa Cruz, na terça-feira (10), e do Sistema FIERN em Mossoró (11) e na Escola do SESI Macau (12).