O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou o trabalho de apoio e defesa dos interesses da indústria durante a confraternização do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do RN (SIESAL-RN). A solenidade aconteceu em Mossoró, nessa quarta-feira (11), com a participação de empresários do setor e de segmentos parceiros e autoridades públicas.
“A indústria salineira é pujante no nosso estado, atende outros setores como os de alimentos, químico e a agropecuária e participa daqueles 75% do PIB da Indústria potiguar, composto por setores que aproveitam os ativos naturais do nosso estado, junto do petróleo, a mineração, a fruticultura e a pesca”, afirmou Serquiz.
“Nesse sentido, a Federação das Indústrias está dando apoio e fortalecendo esses segmentos, ao mesmo tempo que chama a atenção para a indústria de transformação para um novo momento, seguindo uma corrente mundial de valorização das cadeias produtivas”, acrescentou.
O presidente do SIESAL-RN, Airton Torres, celebrou as conquistas do setor ao longo de 2024. “Unidos, nós superamos ou encaminhamos bem as nossas dificuldades, o que é razão para celebrarmos. Com isso, nos sentimos renovados para buscar soluções para os desafios que vão surgir no amanhã”, expressou.
Torres também agradeceu pelo apoio da FIERN na conquista de pleitos importantes para o segmento salineiro. “Foi aprovada, no Congresso Nacional, a inclusão do sal para alimentação na cesta básica definida na reforma tributária, o que significa que o produto não será tributado pelos novos impostos criados. Além disso, alinhamos a inclusão do setor no PROEDI [Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN], o que vai garantir bastante competitividade para a indústria salineira potiguar”, disse.
Também participou do evento o diretor 1º secretário da FIERN e presidente do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do RN (SINDCAFÉ-RN), Heyder Dantas.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud