FIERN homenageia empresários com Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore

9/12/2024   16h53

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) concedeu a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, mais alta honraria destinada a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo e contribuições para o desenvolvimento da indústria potiguar e defesa da livre iniciativa, a empresários e apoiadores da indústria do Rio Grande do Norte.

 

A entrega aconteceu em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira (06), no Olimpo Recepções, que reuniu diretores e gestores do Sistema FIERN, além de  representantes do governo e do setor produtivo.

 

Foram agraciados, nesta edição, os empresários Francisco Vilmar Pereira, José Garcia da Nóbrega, Edilson Trindade, Helane Cruz, Marize Tavares e Everton Tavares. Vilmar não pôde comparecer a solenidade devido a compromisso anteriormente agendado. Na ocasião, também foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, mais alta comenda concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao empresário e vice-presidente da CNI, Amaro Sales de Araújo.

 

Em discurso, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, parabenizou os homenageados deste ano, que atuaram efetivamente para o desenvolvimento econômico e industrial do RN. “Para todas as homenageadas e todos os homenageados, meu veemente reconhecimento, acompanhado de aplausos diante da vida dedicada ao empreendedorismo que cada um, em diferentes segmentos industriais, vive”, disse.

 

O industrial José Garcia da Nóbrega, que discursou em nome dos demais homenageados, destacou em sua fala a atuação dos empresários em prol da indústria potiguar, como também falou sobre sua trajetória. Ele agradeceu aos presentes e à sua família pelo apoio ao longo dos anos.

 

“A FIERN, em sua história, sempre teve o protagonismo de participar e discutir os principais problemas do nosso estado, visando o desenvolvimento”, disse. “Antes de mais nada, gostaria de agradecer a Deus pelo privilégio de estar aqui vivendo este momento único e especial. Me sinto mais honrado ainda por ter sido escolhido para falar em nome de meus colegas ora homenageados a quem estendo este orgulho de aqui estar”, frisou Nóbrega.

 

Em sua fala, Amaro Sales ressaltou o trabalho dos industriais potiguares, a quem chamou de “heróis da resistência”, além de destacar a atuação do presidente Roberto Serquiz à frente da Federação. Ele disse que o mundo vive uma nova fase, marcada pela neoindustrialização e que “não podemos perder as esperanças”.

 

Agraciado com a Ordem do Mérito Industrial da CNI, Amaro Sales é empresário do ramo da panificação, a atuação de Amaro Sales na CNI incluiu o cargo de diretor de 2010 a 2014, com reeleição para o mandato de 2014 a 2018. Na FIERN, ocupou as posições de primeiro secretário e primeiro vice-presidente antes de ser presidente por 12 anos.

 

 

 

Homenageados 

 

Francisco Vilmar Pereira é o 1º vice-presidente da FIERN, empresário nos ramos petrolífero, de gás natural e imobiliário, é diretor-presidente das empresas Vipetro, Petroforte Factoring e Petroimóveis. O empresário não pôde atender ao evento por compromisso familiar previamente agendado.

 

José Garcia da Nóbrega tem atuado diretamente na FIERN, sendo diretor 1º tesoureiro da FIERN. Em 2013, foi eleito, pela primeira vez, presidente do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Fibras Vegetais e do Descaroçamento de Algodão do Rio Grande do Norte (SINDFIBRAS-RN).  “Nós estamos diante da data magna da Federação. é motivo de reconhecimento e congraçamento junto aos demais colegas. é muito significativo porque conseguimos reunir praticamente todo o time de associados”, disse.

 

Edilson Trindade é um dos vice-presidentes da FIERN, delegado do SINDLEITE-RN e proprietário da Clan. “Eu recebo essa homenagem com muita alegria e fico muito feliz. A FIERN tem se destacado na busca pelo crescimento da indústria do RN”, ressaltou.

 

Helane Cruz é presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), eleita em 2022. Hoje, é responsável pelo setor de Recursos Humanos da Vicunha Têxtil. “Eu recebo essa homenagem com gratidão. É um ano diferente na Federação em que a Meritocracia impulsionou os nossos trabalhos”, disse.

 

Marize Duarte Tavares de Araújo Paula é assessora Jurídica e Administrativa da Indústria de Plásticos Andrea Ltda. (IPLAN). Além disso, ocupa cargos em instituições representativas do setor, sendo vice-presidente do Sindicato Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDIPLAST-RN). “É um sentimento de muita alegria. Isso é muito importante para os pequenos empresários”, destacou

 

Ana Cristina Araújo atua há mais de três décadas na indústria de sorvetes à frente da Caicó Picolés e Sorvetes, sendo considerada referência no segmento. Atualmente, a Caicó Picolés e Sorvetes é uma das empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE-RN). “Estou muito feliz e fico muito lisonjeada. O RN precisa desse tipo de evento que faz com que os empresários potiguares se empenhem mais”, comentou.

 

Everton Padilha é fundador da Oceano Pesca e, há décadas, atua na pesca industrial no Rio Grande do Norte. Atualmente, a empresa conta com 100 funcionários diretos e 50 indiretos. “Recebo essa homenagem com enorme satisfação. O principal é mostrar que estamos no caminho certo, tanto empreender e manter o nosso setor forte”, destacou.

 

Sobre a Medalha

 

A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é outorgada, anualmente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.

 

A homenagem ao industrial Walter Byron Dore foi instituída em abril de 2014, na terceira reunião do ano da Diretoria da FIERN, realizada na Casa da Indústria, por proposição do presidente Amaro Sales de Araújo em dar o nome do industrial à Medalha do Mérito Industrial Potiguar.

 

Na edição anterior, foram agraciados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore os empresários Marinho Herculano de Carvalho, Zauleide de Queiroz Leite, Amaro Sales de Araújo, Sandro Jorge Peixoto de Lima, Maria de Fátima Dantas, Edésio Teixeira Lima, Roberto Zitelmann de Oliva e José Hamilton Mandarino de Mello.

 

Fotos: Moraes Neto