Sindicatos da Indústria potiguar são agraciados com Mérito Sindical da FIERN

9/12/2024   15h58

 

Ao destacar a entrega do Mérito Sindical, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, afirmou que o Programa de Meritocracia Sindical é estratégico para a indústria do Rio Grande do Norte. Ele ressaltou também que o programa atinge seus objetivos, ao incentivar os Sindicatos filiados à FIERN a ampliar suas bases sindicais e atuar no desenvolvimento da indústria potiguar. O presidente da Federação entregou, na noite de sexta-feira (06.11), a homenagem Mérito Sindical aos seis sindicatos melhor posicionados no ranking do programa.

 

Durante a solenidade — marcada também pela entrega das Medalhas Walter Byron e CNI (acesse reportagem aqui) — receberam o Mérito Sindical os presidentes do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia; do SINDUSCON Mossoró, Pedro Escóssia; do SINDICER, Carlos Vinicius Aragão; do SINDRECICLA, Etelvino Patrício; do SIMETAL, a vice-presidente Tercina Suassuna, e do SINDUSCON-RN, o vice-presidente, Carlos Henrique de Oliveira Dantas.

 

“O projeto de Meritocracia é estratégico e, por isso, foi planejado e começou a ser desenvolvido pela atual gestão da FIERN. Assim, teve êxito neste primeiro ano de gestão e, nesta noite, homenageia os Sindicatos ao dar visibilidade e destacar a importância do projeto na ampliação da base sindical, com a chegada de novas indústrias ao Sistema FIERN”, afirmou Roberto Serquiz.

 

Ele disse que, em 2024, a Federação das Indústrias cumpriu rigorosamente seu planejamento ao avançar nas diversas áreas de atuação, entre as quais a defesa dos legítimos interesses do setor e, com o Projeto de Meritocracia, o incentivo ao crescimento da base sindical e o apoio às lideranças dos Sindicatos para o crescimento da indústria do RN.

 

Para Roberto Serquiz, a homenagem aos Sindicatos ranqueados no Meritocracia valoriza e motiva essas lideranças. “É uma forma de consolidar esse projeto. Os presidentes [dos Sindicatos] contam, cada vez mais, com essa estrutura funcional e organizada para assegurar as condições necessárias ao desenvolvimento dos setores industriais. A FIERN garante, com isso, o caminho pavimentado para cada Sindicato fazer o melhor para seus associados”, ressaltou o presidente da Federação.

 

Os Sindicatos homenageados acumularam, ao longo de 2024, as maiores pontuações nos itens do programa de Meritocracia Sindical da FIERN, entre os quais estão: aumento da base de associados, captação de recursos, renovação de liderança, realização de reuniões periódicas do sindicato, participação em comissões temáticas, participação em eventos que promovem a defesa da indústria, realização de mídia ativa, realização de balanço patrimonial, consumo de serviços do SENAI, do IEL e do SESI, e criação de plano estratégico sindical.

 

“O Projeto de Meritocracia foi bem acolhido por todos os Sindicatos filiados à FIERN. Esses trinta sindicatos realizaram atividades que pontuaram, participando na promoção de eventos e trazendo novos associados, desenvolvendo atividades. Então, esse programa chegou para ficar e transformar o Sistema FIERN”, salientou Ana Adalgisa Dias, coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN.

 

O projeto visa ao desenvolvimento industrial, ao protagonismo dos sindicatos e suas lideranças, com a meta de ampliação da base sindical. Com esses objetivos, o principal diferencial do Programa de Meritocracia Sindical da FIERN é: quanto mais o sindicato faz ou conquista em prol do associativismo, mais assegura em recursos para novas iniciativas. Isso funciona em um sistema de bonificação com critérios definidos.

 

Os sindicatos filiados à FIERN contam inicialmente, no programa, com o mesmo valor em recursos financeiros. A partir daí, o valor de cada uma das entidades pode aumentar de acordo com a pontuação conquistada por mérito.

 

O ranking e a entrega do Mérito Sindical também são meios de incentivo com o reconhecimento e visibilidade aos sindicatos que se destacam nas atividades que pontuam e são estimuladas pelo programa.

 

Reconhecimento

 

Os presidentes e vices dos sindicatos que receberam as homenagens pelo desempenho no Projeto de Meritocracia destacaram o êxito do programa, as condições que permitiram o desenvolvimento das atividades e a atuação para ampliar a base sindical ou fortalecer o associativismo nos setores industriais.

 

“O desempenho que tivemos no projeto de Meritocracia é resultado de muito esforço e trabalho. Aproveitamos a oportunidade para desenvolver uma atuação que envolve um planejamento em sintonia com a Meritocracia e que teve a participação das empresas sindicalizadas. Isso permitiu e assegurou o alcance dos objetivos que programamos”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia. O SINDIPAN ficou em primeiro lugar no ranking do Projeto de Meritocracia deste ano.

 

“Atuamos na busca de associados, entregando todo o portfólio de opções e serviços que o Sistema FIERN assegura atualmente. Mostramos e disponibilizamos o atendimento. As escolas do SESI também fizeram toda a diferença para contribuir com o número de associados que temos atualmente”, afirmou a vice-presidente Tercina Suassuna, vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio Grande do Norte (SIMETAL). “Mas, principalmente, fizemos um planejamento estratégico e até superamos o projetado para o número de associados”, acrescentou.

 

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON Mossoró), Pedro Escóssia, considera que um dos aspectos que levou a entidade que preside a se destacar foi assegurar a representatividade. “Primeiro, conseguimos resgatar a importância do nosso sindicato junto a nossos diretores. Então, valorizamos nossa direção para que ficasse imbuída em um propósito unificado, de servir às empresas associadas”, disse. Ele aponta também que 2024 foi um ano de aumento da base sindical e intensa participação em feiras, promoção de eventos e parcerias. “Essa união é fundamental”, completa.

 

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (SINDICER-RN), Carlos Vinícius Aragão Costa de Lima, as atividades estimuladas pelo Meritocracia incentivam os Sindicatos a ter uma presença cada vez mais efetiva junto às empresas associadas e, ao mesmo tempo, a crescer na sua base. “Essa é uma iniciativa muito importante que o presidente Roberto Serquiz adotou”, disse. “Os resultados são fantásticos e atuamos nesse programa com a diretoria”, apontou.

 

“O Projeto de Meritocracia nos assegura essa condição ao permitir um aporte para que novas ações possam ser desenvolvidas e o Sindicato esteja cada vez mais atuante em ampliar suas atividades”, afirmou Etelvino Patrício, presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN). “Com isso, possibilitou que o Sindicato aumentasse o número de associados e divulgasse as ações em um contexto mais amplo. Com essa participação cada vez maior, o interesse cresce e contribui para que novas empresas se interessem em se integrar às atividades sindicais”, destacou o presidente do SINDRECICLA-RN.

 

Sindicatos homenageados com o Mérito Sindical:

• SINDIPAN,

• SIMETAL,

• SINDUSCON Mossoró,

• SINDUSCON RN,

• SINDICER,

• SINDRECICLA.