Roberto Serquiz destaca trabalho do Sistema FIERN na promoção do desenvolvimento sustentável

9/12/2024   14h44

O trabalho do Sistema FIERN na promoção do desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte foi destaque no discurso do presidente Roberto Serquiz, no encerramento da solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. O evento reuniu diretores e gestores da FIERN, representantes do governo e do setor produtivo, no Olimpo Recepções, na última sexta-feira (06).

 

“A FIERN, sempre bem conduzida pelos presidentes que me antecederam, age na defesa de interesses da indústria. E, no exercício da presidência, tenho agido acompanhando a recomendação da maioria, a quem sempre ouvi ao longo deste primeiro ano de mandato”, destacou Roberto Serquiz.

 

A entrega da Agenda Propositiva da Indústria para o Desenvolvimento dos Municípios, entregue aos candidatos a prefeito de Natal e Mossoró durante o Fórum Caminhos do RN, foi uma das ações ressaltadas. “Eu me reuni, ao longo de 2024, com gestores e parlamentares apresentando a “Agenda Propositiva da Indústria” onde sugerimos medidas que destravam o ambiente de negócios, capazes de aumentar a arrecadação e, consequentemente, melhorar a capacidade de investimento do Estado”, relembrou.

 

 

Em seu discurso, o presidente da FIERN, destacou também a atuação das casas – SENAI, SESI,  IEL e a própria Federação – que compõem o Sistema, em suas respectivas atuações, em prol da capacitação, inovação e melhoria do ambiente de negócios no RN. “Se algo posso celebrar, o faço com humildade destacando a atuação articulada e qualificada de todos nós em defesa da indústria, do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e do Brasil”, disse.

 

Ele ressaltou a inserção da Cultura no Sistema FIERN, ação liderada pelo SESI-RN, através de ações como o Festival do Industriário, que revelou os talentos da indústria potiguar. A reestruturação do casarão histórico da Junqueira Aires, na Cidade Alta, também ganhou destaque no discurso de Serquiz.

 

A ampliação da SESI Escola Mossoró, com a maior Arena de Robótica do RN, e a ativação da SESI Clínica em Natal, com capacidade para três mil atendimentos diários, foram mencionadas pelo presidente.

 

Sobre o IEL-RN, Serquiz destacou o aumento do atendimento a empresas sindicalizadas em 62%, como também a criação de novos produtos “atualizando o portfólio com as novas necessidades da indústria, com um especial atendimento aos projetos da Meritocracia Sindical”. A inauguração da unidade em Mossoró, que ampliou o atendimento da instituição para indústrias do Oeste, também teve destaque.

 

Pelo SENAI-RN, falou da abertura da primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais, a FAETI, como também do primeiro Centro de excelência em Hidrogênio Verde, do Brasil. “Superamos, em 2024, mais de 15 mil matrículas e aplicamos mais de 146 mil horas de trabalho em consultorias e pesquisas”, ressaltou o presidente da FIERN.

 

Entre as iniciativas do SENAI-RN, destacou a criação da oficina de boias que medem o potencial eólico off-shore para atender a todo o Brasil, além da criação de um parque para formação de mão de obra em energia solar; um laboratório de refrigeração, para formar profissionais em parceria com a Carrier, como também a construção da a maior planta piloto do Brasil para a geração de hidrogênio verde, com a assinatura SENAI, junto com a Petrobras.

 

“Atento às tendências mundiais que apontam para o momento da neoindustrialização, o SENAI vem sendo também um importante braço de apoio à nossa indústria de transformação, interagindo e apoiando os diversos setores e sindicatos”, disse.

 

 

Serquiz também evidenciou a atuação dos sindicatos na ampliação e fortalecimento da base sindical. “O primeiro registro é de muita gratidão aos Sindicatos e aos seus dirigentes por terem apoiado o projeto de Meritocracia Sindical, que tem atraído novas indústrias e apresentado resultados exitosos. A todos, meu pessoal reconhecimento e gratidão”, agradeceu.

 

O presidente registrou ainda a criação da FIERN Jovem, que tem a função de fomentar e preparar as novas lideranças industriais do RN, liderada pelo diretor 2º tesoureiro, Djalma Júnior. “O grupo já começou reunindo 40 novos empresários e empresárias da indústria, sedentos por inovar e desenvolver o nosso estado”, afirmou.

 

“Assim, a FIERN tem sido firme apontando alternativas para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. Em nome do Sistema FIERN, tenho colaborado com todas as iniciativas públicas em favor das causas que abraçamos”, finalizou.

 

Medalha do Mérito Industrial

 

Heyder Dantas, diretor 1º secretário da FIERN prestigiou o evento e destacou a importância da outorga da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore para o reconhecimento de agentes que contribuem para o desenvolvimento da indústria.  “É um momento de importância podermos prestigiar os nossos empresários industriais que desenvolvem suas atividades, dando sua contribuição para o estado, pregando, gerando renda”, disse.

 

A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é outorgada, anualmente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.

 

A homenagem ao industrial Walter Byron Dore foi instituída em abril de 2014, na terceira reunião do ano da Diretoria da FIERN, realizada na Casa da Indústria, por proposição do presidente Amaro Sales de Araújo em dar o nome do industrial à Medalha do Mérito Industrial Potiguar.

 

Foram agraciados, nesta edição, os empresários Francisco Vilmar Pereira, José Garcia da Nóbrega, Edilson Trindade, Helane Cruz, Marize Tavares e Everton Tavares.

 

Fotos: Moraes Neto