Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem recebe Mérito do Desenvolvimento

3/12/2024   10h54

 

 

A presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, recebeu a medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico, homenagem oficial concedida pelo governo do Estado a personalidades que se destacam pela contribuição ao crescimento da economia do Rio Grande do Norte com sustentabilidade. A medalha foi entregue durante solenidade, nesta segunda-feira (02) pela governadora Fátima Bezerra, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedec), Sílvio Torquato, e pelo 1° vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira.

 

 

O vice-presidente da FIERN, que representou o Sistema Indústria na cerimônia, foi convidado a participar da entrega oficial da condecoração aos homenageados. “É um reconhecimento justo, que leva em consideração o trabalho desses homenageados ao longo deste ano. A governadora e o secretário foram felizes nas escolhas. E a FIERN considera que é oportuna a condecoração aos que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, destacou Vilmar Pereira.

 

 

Helane Cruz afirmou que a medalha reflete a importância de um trabalho que começou a partir do momento em que a Vicunha lhe confiou um trabalho que a levou à presidência da entidade que representa o setor de Fiação e Tecelagem.

 

 

“Minha diretoria construiu, comigo, um plano de trabalho focado no desenvolvimento do segmento, não só para as grandes empresas, mas também voltado às micro e pequenas, às que estão iniciando suas atividades”, disse. “E essa premiação reflete a união em torno desses objetivos”, destacou Helane Cruz. “Não seria possível desenvolver este trabalho se não fosse o time da Vicunha me apoiando; e a própria Federação das Indústrias que acredita, nos impulsiona, nos desafia e incentiva a nos mover”, acrescentou.

 

 

A presidente do SIFT citou o Programa de Meritocracia Sindical, implementado pela FIERN, que tem estimulado a atuação dos sindicatos filiados à Federação, entre os quais o que ela preside. “Foi um ano de gestão com um trabalho muito ativo e, com isso, nos envolvemos em muitas causas. Acredito que plantamos e começamos a colher grandes frutos”, comentou.

 

 

O segmento têxtil, aponta ela, cresceu 7,23%, em um ano, e gera 22 mil postos de trabalho no Rio Grande do Norte. “Então, é uma grande responsabilidade, mas não há o que temer, porque essa responsabilidade é dividida com profissionais da Vicunha e da FIERN. Continuaremos avançando”, observou. Helane Cruz destacou e enalteceu o respaldo da Vicunha para essa atuação com uma contribuição relevante ao desenvolvimento econômico.

 

 

 

 

“Cada um dos homenageados representa um pilar essencial para o fortalecimento da nossa economia e da nossa sociedade; e simboliza a força e fé de um Estado que não se rende às dificuldades, ao contrário, as enfrenta com resiliência e com sentimento de união”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

 

 

O secretário Sílvio Torquato apresentou informações que mostram resultados positivos da economia do Estado. Ele citou que as empresas beneficiadas pelo Proedi geraram 51.891 empregos no RN. “Temos atualmente 40 empresas implantadas no Centro Industrial Avançado”, disse.

 

 

Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico

O Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico chegou, com a entrega das homenagens na solenidade desta segunda, à sua sexta edição. A primeira foi em 2019.

 

 

Promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e Inovação (Sedec), o Mérito Potiguar tem como objetivo o reconhecimento oficial a personalidades que se destacaram no crescimento econômico sustentável, com geração de empregos, oportunidades e expansão da atividade produtiva com justiça social.  A cerimônia é realizada anualmente pela Sedec, sempre no mês de dezembro.

 

 

A comenda é entregue pela governadora Fátima Bezerra e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, a empresários, investidores, agentes públicos e membros da sociedade civil que contribuem com avanços na economia, gerando emprego e renda para a população potiguar. Na edição deste ano, o vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, foi convidado para participar da entrega oficial aos homenageados.

 

 

Além de Helane Cruz, também receberam o Mérito do Desenvolvimento a presidente do Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes; o empresário Cândido Fernandes; a secretária executiva de Receita da Secretaria da Fazenda, Jane Carmen; o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Jeová Lins de Sá; o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio; o presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Márcio Félix; a presidente do Sistema Ponta Negra Comunicação, Miriam de Sousa; o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior; e o secretário adjunto de Defesa Social, Osmir Monte.

 

 

 

 

Por Aldemar Freire

Fotos: Sandro Menezes