HIT SENAI sedia premiação da Abracopel que conscientiza sobre o uso seguro da eletricidade

26/11/2024   13h11

Iniciativa é voltada a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e, na etapa nacional, reconheceu três trabalhos produzidos no Rio Grande do Norte

 

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN sediou, nesta terça-feira (26), a entrega de premiações do “Concurso Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo”, com o tema “Eletricidade com Segurança”.

 

A iniciativa é voltada a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e, na etapa nacional, reconheceu três trabalhos produzidos no Rio Grande do Norte – um deles com o primeiro lugar.

 

O objetivo, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), “é incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, de forma a plantar sementes de mudança de cultura para o futuro”.

 

Nesta edição, vídeos produzidos por alunos/as do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Basílio Filho, de Parnamirim (RN), ficaram entre os 20 melhores classificados no Concurso Nacional, conquistando o 1º, o 15º e o 18º lugar.

 

Os materiais foram produzidos com orientação da professora Ana Karollina Gomes de Araújo Moura, do Laboratório de Física Santos Dumont – ambiente de ensino que une estudo tradicional com práticas multidisciplinares e atua, desde o final de 2017, junto a escolas de ensino médio no município.

 

O rol de atividades promovidas em 2024 incluiu a participação do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, com palestra sobre segurança em eletricidade.

 

Semente
“Esse é um projeto que incentiva jovens a também pensarem uma carreira. É realmente uma semente que foi plantada”, disse a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira, durante a cerimônia de premiação.

 

Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, do SENAI, chamou a atenção para o despertar de possibilidades no mercado de trabalho do setor e ressaltou que profissões tecnológicas são caminhos possíveis também para as meninas

 

A executiva chamou a atenção para o despertar de possibilidades no mercado de trabalho do setor e ressaltou, ainda, que profissões tecnológicas são caminhos possíveis também para as meninas. Possibilidades de atuação em áreas de pesquisa – como as existentes no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), assim como o CTGAS-ER, sediado no HIT – também foram destacadas pela diretora.

 

“Quando vocês passarem pelos corredores, observem os pesquisadores e pesquisadoras pensando inovações para a indústria das energias renováveis. Mais de 2 mil alunos frequentam o nosso Centro e nossas portas estão abertas. Existem diversas oportunidades para quem se prepara”, frisou.

 

Conscientização
A Abracopel foi criada há 19 anos para alertar sobre os riscos que a eletricidade oferece, o que engloba desde choques elétricos até descargas atmosféricas.

 

“Só no ano passado foram registrados mais de 2 mil acidentes e 900 óbitos”, disse o gerente executivo da Associação, Edson Martinho. “O trabalho que a gente faz hoje é evitar acidentes”. O SENAI, destacou ele, é parceiro da entidade no Brasil inteiro.

 

Na categoria vídeo do Concurso da Associação, que registrou três trabalhos vencedores no RN, puderam participar estudantes de escolas públicas ou privadas com idades entre 16 e 18 anos.

 

As alunas Jéssica Vitória Avelino e Estefany Moselândia Teixeira ficaram em primeiro lugar na etapa nacional, com o trabalho “EM PAUTA – Sobrevivendo ao choque: Lições e segurança elétrica”.

 

O roteiro produzido pela dupla aborda o assunto como uma reportagem, em que por meio de dados e entrevista são apontados os riscos, os cuidados necessários e o que fazer em episódios do tipo dentro de casa.

 

A estudante Júlia Murari Camilo Thomaz, por sua vez, conquistou o 15º lugar nacional com uma produção em que faz cover da música “Lilás”, do cantor e compositor brasileiro Djavan, para falar sobre “Segurança e Eletricidade em Shows musicais”. “Essa é uma pauta muito importante porque muitas pessoas não sabem os riscos”, disse Júlia.

 

No 18º lugar, os alunos Sofia da Silva Oliveira e Ítalo Caio Silva dos Santos fizeram um vídeo sobre “A eletricidade e seus cuidados”.

 

A professora Ana Karollina Gomes de Araújo Moura destacou o empenho da turma. “Nós nos unimos, nos divertimos e aprendemos bastante. Nós miramos no trabalho bem feito e vocês estão aproveitando as consequências disso agora. Estou muito orgulhosa”, disse, durante discurso.

 

Também participaram da cerimônia a gerente executiva da Abracopel e coordenadora geral do Concurso, Meire Martinho, o Gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern – empresa parceira na iniciativa – Antônio Ferreira de Lima, a vice-diretora da Escola Estadual Professor Antônio Basílio Filho, Lorena Alves do Nascimento, e Marine Maria da Silva Cezario, Diretora da Escola Estadual de Emaús, instituição que desde 2022 está integrada às ações do Laboratório de Física e, no ano passado, foi premiada em 11º lugar nacional no Concurso.

 

Participantes da Cerimônia também receberam a história em quadrinhos “Superliga contra Nuvens de Gás”, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis

 

Durante o evento também foi distribuída a História em Quadrinhos (HQ) “Superliga contra nuvens de gás”, concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER, recomendada pelo Ministério da Educação (MEC) e a agência pública de cooperação alemã GIZ como parte dos materiais selecionados para auxiliar escolas do Brasil a abordarem transição energética e descarbonização, em sala de aula – com estímulo à equidade de gênero e ao aumento da participação de meninas e mulheres no setor de energias renováveis.

 

Texto e fotos: Renata Moura