O Sistema FIERN, que reúne SENAI, SESI e IEL – encabeçado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte – participa, a partir desta terça-feira (26), da Mossoró Oil & Gas. O evento é o maior do Brasil dedicado a atividades onshore (em terra) de petróleo e gás. A programação vai até quinta-feira, 28 de novembro, na Expocenter – Ufersa e também engloba energias renováveis.
Os trabalhos do SENAI, do SESI e do IEL poderão ser conferidos no estande do Sistema Indústria na feira de negócios, onde soluções para educação profissional, consultorias e outros serviços tecnológicos, de saúde, pesquisa e inovação estarão no centro da pauta.
Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI, também participa, a partir das 15h desta terça-feira, da conferência “O onshore brasileiro como vetor de integração energética”.
A Conferência será realizada na Arena Eneva Petróleo e Gás, com moderação do advogado, economista e ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Na ocasião, Mello abordará a “Integração entre energias no RN”. Ovídio Quintana, diretor da TAG, e Eduardo Rêgo Cavalcanti, diretor de Operação e Manutenção da Voltalia, também participam como convidados.
Atividade
“O setor de óleo e gás é o maior setor industrial do Rio Grande do Norte. Representa mais de 40% do PIB industrial do estado e a Mossoró Oil & Gas é a maior feira do onshore brasileiro. Então, é absolutamente natural que o Sistema Indústria esteja junto do setor, que é um dos nossos maiores clientes”, diz Mello.
O executivo observa que o evento abre perspectivas de discussões sobre desafios, oportunidades e os rumos da atividade. “O evento é muito rico não só do ponto de vista de expositores, de feira, de estandes, mas também das discussões que acontecem nas arenas e nós estaremos lá participando”, acrescenta o diretor do SENAI-RN.
A Mossoró Oil & Gas é uma promoção conjunta da REDEPETRO-RN (Associação de empresas fornecedoras de bens e serviços para a cadeia de Petróleo, Gás, Petroquímica e Energia) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado, o SEBRAE/RN.
O tema central desta edição é “Integração energética numa terra de negócios e mar de oportunidades”. Os debates girarão em torno de temas como tecnologia, sustentabilidade, inovação, transição para energias renováveis e o futuro do setor.
Texto: Renata Moura
Foto: Bruna Justa