Estudantes do SESI Escola Mossoró criam jogos didáticos para aprimorar o vocabulário em inglês

13/11/2024   12h11

 

 

Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da SESI Escola Mossoró participaram de uma atividade inovadora e interativa: a criação de jogos didáticos em inglês. Com a orientação do professor Airton Baracho, a iniciativa buscou fortalecer o vocabulário dos estudantes por meio de uma metodologia ativa, ao promover a aprendizagem de forma colaborativa e engajadora.

 

O trabalho foi realizado em consonância com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva o desenvolvimento da competência comunicativa em inglês e abrange as quatro habilidades linguísticas — compreensão oral, leitura, produção escrita e produção oral. A atividade — realizada entre os dias 28 e 31 de outubro — também visou estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas, proporcionando uma experiência significativa e prática no aprendizado de uma língua estrangeira.

 

Para cada jogo desenvolvido, os alunos exploraram temas variados e situações cotidianas, facilitando a construção de um vocabulário útil e relevante para o dia a dia. Após a confecção dos jogos, cada grupo teve a oportunidade de apresentá-los aos colegas, permitindo que todos participassem das dinâmicas e se beneficiassem do aprendizado coletivo. Essa troca de experiências foi fundamental para reforçar a prática oral e promover a autoconfiança no uso do idioma.

 

O professor Airton Baracho afirma que a escolha de uma abordagem dinâmica e lúdica torna o aprendizado de inglês uma disciplina ativa e integradora, conectando os alunos à prática real do idioma. “Essas atividades são essenciais para mostrar que o inglês pode ser aprendido de forma prazerosa e natural, auxiliando na formação de cidadãos aptos a se comunicarem em um mundo cada vez mais globalizado”, diz

 

Ele acrescenta que essas atividades refletem o compromisso da SESI Escola Mossoró com uma educação centrada no aluno, alinhada aos objetivos da BNCC de desenvolver competências essenciais para o aprendizado do inglês e tornando-se, assim, mais do que uma disciplina curricular.