SINQPHEL: Setor químico do RN ganha novo sindicato

12/11/2024   16h43

 

O Sindicato das Indústrias de Químicos, Perfumaria, Higiene, Esfoliantes, Tintas e Limpeza do Rio Grande do Norte (SINQPHEL) realizou sua Assembleia Geral de fundação, nesta terça-feira (12). A reunião, na Casa da Indústria, contou com a presença de empresários do setor e representantes da FIERN, além de promover um momento de alinhamento de expectativas e definição de estratégias de atuação.

 

 

O vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, deu as boas-vindas aos empresários que agora compõem o sindicato e colocou à Federação à disposição para futuros projetos. “Estamos aqui de braços abertos para recebê-los e trabalhar em prol do desenvolvimento da indústria do Rio Grande do Norte”, afirmou. Com cerca de 20 empresas associadas, o SINQPHEL tem como presidente José Camelo Silveira Neto e como vice-presidente Inácio de Loiola da Silva Júnior.

 

Sandro Peixoto, diretor da FIERN e industrial do segmento químico que liderou a articulação para a criação do sindicato, destacou a relevância do sindicato para fortalecer o setor no estado. “Para nós é motivo de orgulho criar o SINQPHEL, um sindicato que representa várias indústrias do setor químico, como tintas, perfumaria e cosméticos. A ideia é fortalecer nossa união e buscar o fortalecimento de todo o setor”, comentou.

 

Peixoto também ressaltou o apoio da FIERN e do presidente Roberto Serquiz para consolidar o novo sindicato e avançar com pautas de cooperativismo. “Com o apoio da FIERN, do presidente Roberto Serquiz e de todos os associados, esse sindicato já nascerá fortalecido para que possamos avançar com essa pauta de cooperativismo para que, unidos, possamos buscar o progresso”, complementou.

 

Ele destacou que uma das metas do sindicato é incentivar o associativismo e aumentar o número de empresas associadas, visando a criação de uma base sólida e representativa para o setor.

 

 

Empresária associada ao SINQPHEL, Micaela Calado compartilhou sua expectativa de fortalecimento coletivo e enfatizou a capacidade de realizar novos projetos. “A criação do sindicato trará força para as empresas, pois unidos conseguiremos realizar uma série de iniciativas que individualmente não seria possível”, explicou.

 

O advogado Costa Barros, que assessorou a criação do sindicato, destacou o perfil diversificado das empresas associadas — desde pequenos até grandes negócios. Ele também adiantou que o SINQPHEL planeja desenvolver iniciativas de capacitação e formação de mão de obra em parceria com SESI, SENAI e IEL, casas do Sistema FIERN. “Foi muito gratificante assessorar a criação do sindicato, e os empresários estão empolgados para fortalecer o setor com várias iniciativas de capacitação e treinamento”, concluiu.